RIDE

Instalação em torno do filme “Ride”, incluindo vários modelos de motociclos e adereços similares aos utilizados na rodagem do filme, elementos impressos a partir de storyboard e projeção de ‘making of’.

“Ride” é uma história simples desenhada de forma a render homenagem às motas do anos 50. Filmado numa coleção privada de mais de mil motas no Museu da Mota de José Pereira, em Portugal, “Ride” é um filme de animação realizado por Paul Bush com a sua técnica de stop motion única e específica. Enquanto que o motociclista se prepara para a viagem, o público vê não uma única mota, mas centenas delas. O filme mostra a iconografia do design dos detalhes dos anos 50, trocando-os imagem por imagem. O motociclista parte para a sua viagem e a sua mota vai sempre mudando debaixo dele, 24 vezes em cada segundo de filme. À medida que desaparece na paisagem, ele e a moto transformam-se em miniaturas. Uma mão pega então na última miniatura e retira-a das colinas. É a mão de um homem com cerca de 70 anos e que olha ternamente para a mota, sonhando com os anos 50. Ouve-se então uma música popular, da época, que se prolonga até ao final do genérico final.

Paul Bush
Paul Bush é um realizador de cinema de animação famoso pelo seu trabalho experimental em stop-motion. Realizou muitas curtas e medias metragens, incluíndo The Cows Drama (1984), His Comedy (1994), Rumour of True Things (1996), Furniture Poetry (1999), Dr Jekyll and Mr Hyde (2001) and While Darwin Sleeps (2004). Ganhou muitos prémios e os seus filmes têm sido apresentados em festivais, cinemas, galerias e em televises um pouco por todo o mundo. Tem havido retrospetivas com os seus filmes recentemente, nomeadamente em Ghent, Turim, Bogota, Budapeste, Montreal, Bristol e Londres. Também realizou filmes publicitários e os seus clientes incluem a Philips e a National Panasononic. Escreveu quatro argumentos para longas-metragens, um dos quais ele próprio realizou. Começou a ensinar em 1981, passando pela Goldsmiths e pela National Film and Television School. Paul Bush apresentou palestras, dirigiu workshops e orientou inúmeros cursos de Art and Film um pouco por todo o globo.

© 2019 Curtas Vila do Conde