A Animar, que nos últimos anos se tem desdobrado em programas dedicados a diferentes temáticas dentro do mundo do Cinema de Animação, celebra em 2015 a sua 10ª edição, propondo novas atividades para públicos de todas as idades, entre os quais se destaca a comunidade escolar da região.
Está prevista uma exposição coletiva centrada na temática das viagens e construída em torno do filme “Fuligem” de David Doutel e Vasco Sá (2014), ao qual se vão associar obras dos primórdios do cinema, com o apoio da Cinemateca Portuguesa, a par de material fotográfico recolhido no Arquivo Municipal de Vila do Conde.
A Animar 10 propõe-nos uma viagem, não uma simples viagem mas sim uma repleta de magia e animação a territórios reais e imaginários, mundos e universos, presentes e passados através dos filmes de animação e dos seus autores. Tomando por mote a curta metragem “Fuligem”, um filme que, através de uma viagem de comboio, nos transporta através das memórias de um homem, num vaivém no tempo, onde o passado e o presente se entrecruzam sobre os carris das linhas dos caminhos de ferro. Explorando o imaginário e a imagética associada às viagens de comboio, a Animar 10 pretende transformar a galeria Solar numa grande estação de onde partem os comboios em direção aos diferentes destinos que os autores e as obras em exposição sugerem.
Esta atividade integra ainda três ateliês de animação orientados por formadores convidados, a par de uma série de pequenos ateliês mais curtos, também na sala de aula; visitas guiadas à exposição na galeria; sessões de cinema, apresentações e mostras “Antes do Filme” e outros eventos no Teatro Municipal, dirigidos a diferentes públicos – famílias, escolas de todos os graus de ensino, e outros grupos.