ANIMAR

Desde 2005, a ANIMAR tem vindo a afirmar-se como um dos projetos educativos mais consistentes e importantes da região Norte de Portugal. Além de uma exposição, realizada anualmente, na Solar – Galeria de Arte Cinemática, a ANIMAR caracteriza-se pela continuidade da oferta formativa e do serviço educativo levado a cabo ao longo de todos os meses pela equipa da associação Curtas Metragens CRL, em parceria com várias entidades e instituições escolares. Como o próprio nome indica, o projeto privilegia o cinema de animação.

Levar o cinema para dentro das escolas e aliciar o público infantil para o mundo cinemático é o principal objetivo da Animar. Para isso, realizadores, produtores e outros personagens do mundo do cinema são convidados a partilhar a sua experiência profissional com alunos da região, através de workshops e ateliês, de curta e média duração.

Os dispositivos pré-cinematográficos figuram como elementos principais para uma aprendizagem descontraída dos mais pequenos. Do ensino básico ao ensino superior, os mais crescidos têm a oportunidade de realizar filmes em grupo, sob a orientação de artistas nacionais e internacionais como, por exemplo, Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, Bastien Dubois, Delphine Hermans, Paulo d’Alva e Vítor Hugo ou José Miguel Ribeiro.

Destas experiências já resultaram filmes como “Uma Manhã na Feira” (2017), “Rapaz-Maria-Rapaz” (2013) ou “Mar À Vila” (2014), que, depois de estreados em Vila do Conde, ganham vida própria e viajam por festivais de cinema um pouco por todo o mundo.

© 2019 Curtas Vila do Conde