André Carrilho

André Carrilho

André Carrilho

André Carrilho nasceu a 26 de Julho de 1974 em Lisboa, Portugal. Desde 1992 que tem trabalhado profissionalmente como designer, ilustrador, cartoonista, animador e caricaturista, colaborando com alguns dos mais importantes jornais e revistas portuguesas. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais e mostrou o seu trabalho em grupo ou individualmente em exposições em Portugal, Espanha, Brasil, França e Estados Unidos da América. Em 2002 o Gold Award for Illustrator’s Portfolio da Society for News Design (EUA). Os seus mais recentes trabalhos incluem illustrações para a New York Times, Harper’s, The Independent On Sunday e Vanity Fair. Com Nuno Correia constitui Video Jack, que conjuntamente com Coden, grupo de música contemporânea / performance / VJ, editou um CD/DVD, actua regularmente no Lux, e foi seleccionado para actuar em vários festivais internacionais. Jantar em Lisboa é o seu 1º filme.

José Miguel Ribeiro

José Miguel Ribeiro

José Miguel Ribeiro

José Miguel Ribeiro nasceu em 1966 na Amadora. Licenciou-se em Artes Plásticas - Pintura na "Escola Superior de Belas Artes" de Lisboa, estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne / Rennes e na Filmógrafo / Porto em 1993/4. Durante vários anos leccionou animação de volumes no CITEN / FCG em Lisboa. Foi animador de "Os Salteadores" realizado por Abi Feijó (Menção Honrosa do Cartoon D'Or 1994) e de outros filmes portugueses de animação. Co-realizou "O Ovo", com o qual ganhou vários prémios internacionais, realizou curtas animações para a "Rua Sésamo" e em 1996 foi premiado no Cinanima com a curta metragem "O Banquete da Rainha". De 1997 ao ano 2000, com produção de Luís da Matta Almeida - Zeppelin Filmes, realizou "A Suspeita", média metragem em animação de volumes, à qual foram atribuídos 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D'Or 2000, tendo sido exibido nos principais canais mundiais de televisão. Em 1999 realizou ainda duas curtas animações: o spot do Cinanima 99 e outra de solidariedade - “Timor Loro Sae”. No ano de 2000 foi convidado para realizar o Spot Salão Lisboa-Bedeteca/CML e em 2001 realizou dois spots institucionais "Almada sem carros" com 20” e 25”. Durante os anos de 2001 e 2002 realizou em plasticina a série infantil "As Coisas Lá de Casa", premiada em vários festivais, nomeadamente, no Cinanima 2002 e no AniMadrid 2004. Nos últimos 6 meses de 2003 dedicou-se a criar e realizar uma curta metragem intitulada “Abraço do Vento”, integrada na manifestação ‘Movimentos Perpétuos’ de homenagem a Carlos Paredes. Encontra-se actualmente a realizar, em animação de volumes, o "Passeio de Domingo", curta metragem de 10 minutos que estará pronta em finais de 2007. Tem tido também uma actividade regular como ilustrador de vários livros. Filmografia: 2004 ABRAÇO DO VENTO, Portugal, 2004, ANI, 35mm, Cor, 2'34'' 1999 A SUSPEITA, Portugal, ANI, 35mm, Cor, 25' 2003 AS COISAS LÁ DE CASA, ANI, Betacam, Cor, 26 X 2’30’' 2002 ALMADA SEM CARROS DIA EUROPEU SEM CARROS, ANI, Betacam, Cor, 20'' /25'' 2000 TIMOR LORO SAE, ANI, 35mm, Cor, 1' 2000 SALÃO LISBOA SPOT, ANI, Betacam, Cor, 30'' 1999 CINANIMA SPOT, ANI, Betacam, Cor, 1' 1996 O JARDIM DA CELESTE, ANI, Betacam, Cor, episódio de 1' 1996 O JARDIM DA CELESTE, ANI, Betacam, Cor, 1' 1996 O BANQUETE DA RAINHA, ANI, Betacam, Cor, 1' 1995 OVOS, ANI, 35mm, Cor, 1'

Marc Riba e Anna Solanas

Marc Riba e Anna Solanas

Marc Ribas e Anna Solanas

Marc Riba e Anna Solanas estudaram na “Escola Superior de Cinema i Audiovisuals de Catalunya (ESCAC)”, tendo concluído a licenciatura em 2001. Como projecto final de curso realizaram a curta metragem de animação “El negre és el color dels Déus”, que foi seleccionada para mais de 70 festivais e venceu o Prémio Goya. Em 2003 dirigiram “El molí paperer”, uma curta metragem de animação comissariada pelo "Museo Municipal de la Ciudad de Montcada" que marca a entrada decisiva destes dois autores para o mundo da animação. Filmografia: “Lupe y Bruno” (2005),“O sextos sentidos” (2005), “Violeta, la pescadora del mar negro” (2006) e “El monstre d'en Pol” (2007). Actualmente estão a rodar o seu quarto filme em 35 mm - "Otto y Lola".

Nuno Beato

Nuno Beato

Nuno Beato

Nuno Beato nasceu no ano 1977. Decide abrir a produtora LAMPADACESA no ano 1998 depois de ter trabalhado com outras produtoras. O seu percurso no Cinema de Animação e na formação tem sido em contínuo crescimento, gosta de experimentar novas técnicas e explorar diferentes meios.

Pedro Teixeira

Nasceu em 1974. Possui o grau de Mestrado em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Foi bolseiro Erasmus na Faculdade de Belas Artes de Paris, onde teve como tutor Jordan Crandall, editor da Archive. Em 1999 ingressou na produtora "Miragem", onde desenvolveu e esteve envolvido em projectos televisivos como “Major Alvega”, “Batatoon”, “Mix Max”, “As Estrelinhas”, etc. Em 2002 funda a produtora Animago, onde para além de sócio gerente, exerce as funções de Director Criativo em projectos ligados à multimédia e ao audiovisual, especialmente relacionados com a ilustração, animação digital 2D/3D, composição e pós-produção. Assinou a realização de vários trabalhos como os videoclips dos Mind da Gap, Blind Zero, Boss AC, Doce, etc, vários spots e grafismos televisivos, tais como “A minha sogra é uma Bruxa”, “Superbatatatoon”, “Top Buracos”, “Camilo em Sarilhos”, etc. Em 2006, realiza a primeira curta metragem de animação portuguesa inteiramente concebida em tecnologia 3D com o apoio do ICAM (Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimédia). Actualmente está a iniciar a realização da série de animação “As máquinas de Maria”, da autoria de Marta Madureira e com apoio do ICA. Partilha a sua actividade profissional com a docência na ESAP (Escola Superior Artística do Porto) e no IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave).

© 2019 Curtas Vila do Conde