Nuno Beato

Nasceu a 18 de Abril de 1977, em Lisboa. Cria em 1998 a lampadacesa (co-produtora da curta-metragem “Cândido” realizada por José Pedro Cavalheiro (Zepe), produtora de vários filmes para a “Ilha das Cores” - RTP) onde realiza e produz a média metragem “Híssis” e as curtas-metragens Manos e TV e anima diversos filmes publicitários (PT, Organics, Olá, CGD, Um Bongo, etc). Em 2007 junta-se a José Miguel Ribeiro e Eva Yebenes e forma a Sardinha em Lata, produtora de “Olhos do Farol”, “O Mundo a Seus Pés”, “Saari”, “Viagem a Cabo Verde” e “Desassossego”. Realizador e produtor da série de animação infantil, “Ema e Gui” de 52 episódios de 7’ cada um. Formador no curso anual de Animação de Volumes no CIEAM (Faculdade de Belas Artes de Lisboa) desde 2002.
 

Vincent Bierrewaerts

Animação:
Sous un coin de ciel bleu (2009)
La leçon de natation (2009)
Les fables en délire - 3e partie (2007)
Les fables en délire - 4e partie (2007)
Le pont (2007)
"R.I.P. repose en paix" (2005)
Bonhommes (2004)
Les fables en délire - 2e partie (2004)
Le portefeuille (2003)
Les fables en délire - 1re partie (2003)

Realização:
Le pont (2007)
Le portefeuille (2003)
Aaaaaah (2001)
Ses mains (2000)
Tij (2000)
El vento (1998)
 
Spite Your Face Productions é um colectivo londrino formado pelos realizadores Tony Mines e Tim Drage que oferece serviços de animação e ilustração a diversos clientes internacionais.
 

José Miguel Ribeiro

Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne / Rennes e na Filmógrafo / Porto em 1993/4. Durante vários anos leccionou animação de volumes no CITEN / FCG em Lisboa. Foi animador de “Os Salteadores” realizado por Abi Feijó (Menção Honrosa do Cartoon D’Or 1994) e de outros filmes portugueses de animação. Co-realizou “O Ovo”, com o qual ganhou vários prémios internacionais, realizou curtas animações para a “Rua Sésamo” e em 1996 foi premiado no Cinanima com a curta metragem “O Banquete da Rainha”. De 1997 ao ano 2000, com produção de Luís da Matta Almeida – Zeppelin Filmes, realizou “A Suspeita”, média metragem em animação de volumes, à qual foram atribuídos 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D’Or 2000, tendo sido exibido nos principais canais mundiais de televisão. Em 1999 realizou ainda duas curtas animações: o spot do Cinanima 99 e outra de solidariedade – “Timor Loro Sae”. No ano de 2000 foi convidado para realizar o Spot Salão Lisboa-Bedeteca/CML e em 2001 realizou dois spots institucionais “Almada sem carros” com 20” e 25”. Durante os anos de 2001 e 2002 realizou em plasticina a série infantil “As Coisas Lá de Casa”, premiada em vários festivais, nomeadamente, no Cinanima 2002 e no AniMadrid 2004. Em 2004, realizou uma curta metragem intitulada “Abraço do Vento”, integrada na manifestação ‘Movimentos Perpétuos’ de homenagem a Carlos Paredes. Em 2007 funda em conjunto com Nuno Beato e Eva Yébenes a produtora Sardinha em Lata. Neste momento encontra-se a finalizar o filme “O Passeio de Domingo”e a iniciar a curta metragem “Viagem a Cabo Verde”. Tem tido também uma actividade regular como ilustrador de vários livros. José Miguel Ribeiro colabora no projecto Animar desde 2008, tendo apresentado cenários, marionetas e outros materiais dos filmes “A Suspeita” e “Passeio de Domingo” nas exposições Animar 3 e Animar 5, respectivamente. Ainda no âmbito deste projecto foi, em 2009, formador de um atelier de animação de recortes que decorreu na Escola EB 2,3 Júlio Saúl-Dias em Vila do Conde. Ao longo de uma semana, um grupo de alunos produziu, sob orientação do realizador, a curta metragem “Amor por um fio” que obteve este ano uma Menção Especial na categoria 'Prémio Jovem Cineasta Português (< 18 anos)', na 33ª edição Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, que decorreu entre 9 e 15 de Novembro de 2009, em Espinho.
 

Vasco Sá

Vasco Sá nasceu no Porto em 1979. Licenciou-se em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica do Porto, tendo-se especializado em Animação. Ao longo da sua ainda curta carreira tem integrado vários projectos de animação, dos quais se destacam a co-realização e animação dos filmes "Ganinfas no Palácio da Bolsa" e "Obtuso", premiado em festivais. Actualmente a trabalhar na produtora "Sardinha em Lata", no filme de José Miguel Ribeiro - "Viagem a Cabo Verde", Vasco Sá integrou também a equipa do novo filme de Pedro Serrazina - "Olhos do Farol", da mesma produtora. O filme “Bibú” é o seu mais recente projecto de animação de autor.
 

Graça Gomes

Animadora e realizadora, tem participado em dezenas de projectos de cinema de animação. Realizou vários filmes para as séries “Rua Sésamo” e “Jardim da Celeste”. Está a ultimar a série de animação “Brincarolas”, de que é autora e realizadora, produzida pela Filmógrafo. Foi dirigente do Cine-Clube de Viseu.
 

Fernando Galrito

Nasceu em Samora Correia, Portugal em 1960. Professor de Animação na ESTGAD - Escola Superior de Tecnologia, Gestão, Arte e Design das Caldas da Rainha, coordenador e formador do CITEN - Centro de Imagem e Técnicas Narrativas da Fundação Calouste Gulbenkian, produtor e realizador da Ânimo Leve (produtora de animação e vídeo). Curso de Cinema com Especialização em Cinema de Animação (Grenoble) Curso de Realização em Vídeo (Lisboa). Licenciado em Antropologia pelo ISCTE (Lisboa), Pós-Graduado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, Master-Class em Animação. Realiza filmes de animação e documentários desde 1975 tendo participado e sido premiado em múltiplos festivais nacionais e internacionais. Realiza vídeos para diferentes entidades – Fundação Gulbenkian, Instituto de Apoio à Criança, Centro de Estudos de Antropologia do ISCTE entre outros. Colabora em diferentes peças para o Teatro da Trindade, Teatro Focus, Teatro Taborda, CCB, Karnart. Apresenta comunicações sobre a imagem e o movimento, a sua pedagogia e didáctica - entre outras - nas universidades de Coimbra, Évora, Porto, Beira Interior, Instituto Politécnico de Lisboa, Leiria e Portalegre, Fundação Calouste Gulbenkian, Grenoble, (França) Campinas e São Paulo (Brasil). Realiza ateliers de cinema de animação e vídeo para diferentes entidades e em festivais nacionais e internacionais – Espinho, Figueira da Foz, Lisboa, Covilhã, Algarve, Annecy, Grenoble, Paris, Rimouski (Canadá), Zagreb e Cakovec (Croácia), Ketskemet (Hungria) entre outros. É membro fundador das Associações Cartoon Portugal, Ânimo e ExpressOriente com quem realizou projectos para Bienal de Cerveira, Câmara M. Lisboa, Cinanima, Porto 2001 e outros. É membro da Associação francesa Collodion Humide e do Colectivo de Cinema de Animação Francês.

© 2019 Curtas Vila do Conde