José Miguel Ribeiro

Licenciou-se em Artes Plásticas – Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, estudou animação de desenho e volumes na Lazzenec-Bretagne / Rennes e na Filmógrafo / Porto em 1993/4. Durante vários anos leccionou animação de volumes no CITEN / FCG em Lisboa. Foi animador de “Os Salteadores” realizado por Abi Feijó (Menção Honrosa do Cartoon D’Or 1994) e de outros filmes portugueses de animação. Co-realizou “O Ovo”, com o qual ganhou vários prémios internacionais, realizou curtas animações para a “Rua Sésamo” e em 1996 foi premiado no Cinanima com a curta metragem “O Banquete da Rainha”. De 1997 ao ano 2000, com produção de Luís da Matta Almeida – Zeppelin Filmes, realizou “A Suspeita”, média metragem em animação de volumes, à qual foram atribuídos 26 prémios internacionais, destacando-se o Cartoon D’Or 2000, tendo sido exibido nos principais canais mundiais de televisão. Em 1999 realizou ainda duas curtas animações: o spot do Cinanima 99 e outra de solidariedade – “Timor Loro Sae”. No ano de 2000 foi convidado para realizar o Spot Salão Lisboa-Bedeteca/CML e em 2001 realizou dois spots institucionais “Almada sem carros” com 20” e 25”. Durante os anos de 2001 e 2002 realizou em plasticina a série infantil “As Coisas Lá de Casa”, premiada em vários festivais, nomeadamente, no Cinanima 2002 e no AniMadrid 2004. Em 2004, realizou uma curta metragem intitulada “Abraço do Vento”, integrada na manifestação ‘Movimentos Perpétuos’ de homenagem a Carlos Paredes. Em 2007 funda em conjunto com Nuno Beato e Eva Yébenes a produtora Sardinha em Lata. Neste momento encontra-se a finalizar o filme “O Passeio de Domingo”e a iniciar a curta metragem “Viagem a Cabo Verde”. Tem tido também uma actividade regular como ilustrador de vários livros. José Miguel Ribeiro colabora no projecto Animar desde 2008, tendo apresentado cenários, marionetas e outros materiais dos filmes “A Suspeita” e “Passeio de Domingo” nas exposições Animar 3 e Animar 5, respectivamente. Ainda no âmbito deste projecto foi, em 2009, formador de um atelier de animação de recortes que decorreu na Escola EB 2,3 Júlio Saúl-Dias em Vila do Conde. Ao longo de uma semana, um grupo de alunos produziu, sob orientação do realizador, a curta metragem “Amor por um fio” que obteve este ano uma Menção Especial na categoria 'Prémio Jovem Cineasta Português (< 18 anos)', na 33ª edição Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação, que decorreu entre 9 e 15 de Novembro de 2009, em Espinho.

Filmografia:
VIAGEM A CABO VERDE, Portugal, 2010, ANI, HD, Colour, 17'
PASSEIO DE DOMINGO, Portugal·Bélgica·França·Holanda, 2009, ANI, 20'
ABRAÇO DO VENTO, Portugal, 2004, ANI, 2'34''
A SUSPEITA, Portugal, 1999, ANI, 25'
AS COISAS LÁ DE CASA, ANI, 26 X 2’30’'
ALMADA SEM CARROS DIA EUROPEU SEM CARROS, ANI, 20'' /25''
TIMOR LORO SAE, ANI, 1'
SALÃO LISBOA SPOT, ANI, 30''
CINANIMA SPOT, ANI, 1'
O JARDIM DA CELESTE, ANI, episódio de 1'
O JARDIM DA CELESTE, ANI, 1'
O BANQUETE DA RAINHA, ANI, 1'
OVOS, ANI, 1'

Pedro Moura

Nasceu a 30 de Novembro de 1973 na cidade do Porto, Portugal. Formou-se em Design Gráfico em 1998. De 1996 a 2001 trabalhou nos estúdios de Animação “Filmógrafo” de onde em 2001, através das iniciativas da Casa da Animação, participou em vários workshops de animação. Desde 2000 trabalha como designer e ilustrador. De 2001 a 2005 foi editor de arte numa editora especializada em livros de Banda Desenhada. Membro da direcção da Casa da Animação, um centro cultural que promove a animação portuguesa em Portugal e no mundo. Melodia Amarga é o seu primeiro filme.

Filmografia:
MELODIA AMARGA, Portugal, 2008, ANI, Cor, 10'30''

Sarah Cox

Formou-se em Animação no Royal College of Art graduating em 1992 e desde então tem-se dedicado à realização de curtas metragens, destacando-se REEL TO REEL em 1997 (Prémio melhor filme com menos de 10 mins British Animation Awards) e PLAIN PLEASURES comissariado por Channel 4 e concluído em 2001, vencedor do prémio Silver Dove em Leipzig. O seu último filme, com a duração de 6 micutos é comissariado por S4C: HEAVY POCKETS, nomeado para o Short Film BAFTA 2005 e exibido em diversos festivais internacionais incluindo RUSHES, Onedotzero, Message to Man, MIAF, LIAF, Tricky Women, Clermont Ferrand e Morbegno. Integrou a Picasso PIctures em 1994 realizando campanhas para a Boots No7 e Avaya Communications bem como outros filmes comerciais para Sanatogen, Benadryl e Virgin Megastores. Durante um ano dedicou-se à Animação 2D no Savannah College of Art and Design, Georgia (1999 - 2000). Sarah deixou a Picasso Pictures iniciando a Arthur Cox com Sally Arthur em 2002. Utilizando uma combinação de live action e animação realizaram sequência para o Channel 4 TV special WILDE STORIES bem como comerciais para a Coca Cola, Dasani água mineral, Nestea, Kelloggs Wheats e All-Bran.Realizou Don't let it all Unravel, uma curta metrgem sobre o aquecimento global realizada para a S.O.S./Live Earth 07 que foi produzida através da Aardman. John and Karen produzido por Sarah Cox e realizado por Matthew Walker recebeu diversos prémios incluindo Best Animation for Adults em Annecy 2007. Está actualmente a produzir animação para a BBC Children's Newsround Special, a realizar Take Time - uma curta sobre Bristol utilizando archive footage, e também a desenvolver a série Where's my Dinner? da ArthurCox - a uma aventura 52x7 co-realizada por Sally Arthur.

Filmografia:1997, Reel To Reel
2001, Plain Pleasures
2005, Heavy Pockets
2007, Don't Let It All Unravel
 

Kirk Hendry

Realizador nascido na Nova Zelândia, vive em Londres e trabalha em live-action e animação. É representado em Londres pelo estúdio th1nge em França pelo estúdio de cinema parisienceTroublemakers. O seu último projecto é o filme Round que realizou para a BBC Electric Proms que utiliza exclusivamente sombras de mãos. Kirk contratou um mágico argentino especialemnte para este projecto. Este filme tem sido exibido em diversos festibviais em todo o mundo. Kirk também produziu diversos videoclips incluindo um clip para Autoramas, que foi nomeado para o MTV Music Video of the Year.

© 2017 Curtas Vila do Conde