A exposição Animar foi dedicada ao cinema de animação e a alguns dos realizadores que nos últimos anos, em Portugal, têm vindo a desenvolver a sua obra nesta área. Tendo como ponto de partida alguns trabalhos realizados pelos cineastas Pedro Serrazina, José Miguel Ribeiro, Regina Pessoa, Mário Jorge da Silva Neves, Abi Feijó, José Pedro Cavalheiro, Joana Toste e Agostinho Marques, pretendeu-se estabelecer a relação entre os filmes apresentados e as técnicas neles utilizadas.
Foi a primeira exposição da Solar – Galeria de Arte Cinemática direccionada a um público mais jovem, mais concretamente aos alunos do ensino básico e secundário da região. Partindo da exploração da relação autor – obra, procuramos mostrar a diversidade de materiais, elementos plástico visuais e técnicas utilizados na realização de cinema de animação (desde os storyboards aos desenhos, bonecos de plasticina ou animação 3D), que cada autor escolheu para a concretização dos seus filmes. Foi nosso objectivo proporcionar a aproximação do público jovem aos modos de fazer cinema de animação, revelando alguns dos processos da realização em animação e motivando, assim, o próprio acto criativo. Pretendeu-se, por isso, cativar os mais novos para o desenvolvimento do interesse pelo cinema de animação, bem como pelas técnicas de expressão plástica e as novas tecnologias que de algum modo estão ligadas a esta forma de fazer cinema. Tratando-se de uma exposição com forte carácter didáctico e com vocação para um público juvenil, pensamos, no entanto, que esta deveria ser objecto de visita de todos aqueles que têm vindo a aderir a este projecto da Galeria de Arte cinemática e que através dela participaram em experiências de interacção do cinema com outras Artes Visuais. A Animar foi concebida pela Curtas Metragens CRL e tornou-se possível graças ao apoio dos realizadores dos trabalhos expostos, bem como à imprescindível colaboração da Casa da Animação.
 
Comissariado: Nuno Rodrigues Organização e Produção: CURTAS METRAGENS CRL, Nuno Rodrigues, Mário Micaelo, Miguel Dias, Dario Oliveira, Luís Urbano Equipa de Produção: Davide Freitas, Pedro Cardoso, Pedro Maia Visitas Guiadas: Inês Aleixo e Davide Freitas Apoios e divulgação: Hugo Ramos e Inês Aleixo Apoios: Câmara Municipal de Vila do Conde, Bitmega Informática, Cheyenne Colaboração: AGÊNCIA DA CURTA METRAGEM, Salette Ramalho, CASA DA ANIMAÇÃO, Vanessa Ventura Agradecimentos: Joana Toste, Agostinho Marques, Nuno Mesquita, José Miguel Ribeiro, Abi Feijó, Regina Pessoa, Pedro Serrazina, António Costa Valente, Zepe, Nuno Amorim, Mário Jorge da Silva Neves, Paulo Cambraia.

© 2017 Curtas Vila do Conde