A NOITE

Regina Pessoa, 1999, cor, 7’35’’ Técnica de criação: pintura e desenho em placas de gesso Materiais expostos: diversos utilizados na execução das placas de gravura para o filme
É a história de uma criança e da sua mãe, duas vidas solitárias que não comunicam entre si. Essa solidão por vezes atinge a dimensão da noite. Escura é a noite. Escura é a mãe. E escuro se torna todo o universo quando se está só e desamparado.

SHSHSH - SINTONIA INCOMPLETA

Mário Jorge da Silva Neves, 1999, cor, 3’ Técnica de criação: animação de volumes em gesso Materiais expostos: Personagem em plasticina do filme
Um televisor acorda e tenta sintonizar-se, mas sem sucesso.

COF COF

José Pedro Cavalheiro, 2000, cor, 8’ Técnica de criação: desenho sobre papel, computador 2D Materiais expostos: Sequência de desenhos da animação
Num fundo branco e vazio, quatro honestos cidadãos roçam-se e arrulham “à toute vitesse”, descobrindo a verdadeira dimensão do seu quintal.

MENU

Joana Toste, 2005, colour, 3’20’’ Técnica de criação: Desenho, fotografia, computador 2D Materiais expostos: Estudos gráficos de personagens e cenários para a animação
O retrato dos horríveis, terríveis, tenebrosos e insuportáveis pequenos dramas do dia-a-dia.

COSMIX

Agostinho Marques, 2004, cor, 8’ Técnica de criação: computador 3D Materiais expostos: Estudos de animação; Animatic.
Cosme, um astronauta bonacheirão com uma vida amorosa turbulenta, vê-se um dia perdido num distante sector espacial, sem gasolina e com uma surpresa à espreita...

CLANDESTINO

Abi Feijó, 2000, cor, 7’ Técnica de criação: animação em areia Materiais expostos: Estudos em gesso para as personagens do filme; Desenho da animação do filme em caixa de luz; Areia sobre mesa de luz
Na manhã do dia 24 de Dezembro, um cargueiro entra no porto. A bordo, traz um clandestino, que tenta, durante a noite, alcançar terra firme. Ao longo da corda, o caminho que o levará à liberdade é longo e penoso. Desesperado e nos limites das suas forças, é salvo por um policia que o deixa ir. Confuso, corre cegamente, convencido de que o polícia queria atingi-lo pelas costas... e então ouve um grito à distância: “Feliz Natal!!”

ESTÓRIA DO GATO E DA LUA

Pedro Serrazina, 1995, preto&branco, 5’ Técnica de criação: desenho sobre papel Materiais expostos: Storyboard; Desenhos da animação.
Um poema. Uma estória feita de silêncio e de cumplicidade. Luz e sombra, o apelo da noite, a lua como paixão... Esta é a estória de quem tentou tornar o sonho realidade, a estória do gato e da lua.

ABRAÇO DO VENTO

José Miguel Ribeiro, 2004, cor, 2’30’’ Técnica de criação: animação de volumes, desenho e pintura sobre papel Materiais expostos: Objectos utilizados na animação (prato, porca, folhas, terra e pedras)
Num Mundo onde o ferro e a terra se fundem criando cidades inesperadas, o vento sopra a vida por entre as folhas abraçando todo o devir, no ciclo eterno do renascer...

© 2019 Curtas Vila do Conde