Trabalhos Individuais e Colaborações

Revisitations foi a primeira exposição dos dois autores em Portugal, preparada ao longo de quatro meses em colaboração directa com os autores, numa lógica de adaptação ao espaço da Solar. Para além da selecção de uma série de trabalhos individuais e em colaboração, inéditos no nosso país, a dupla concebeu propositadamente três novas peças destinadas a esta apresentação na também nova galeria de Arte Cinemática.
Na actividade de programação projectada para a Solar pretende-se também espelhar a criação de vínculos a uma memória residual da afirmação de artistas/cineastas que passaram por outras actividades da Curtas Metragens CRL, nomeadamente pelo Curtas Vila do Conde, Festival Internacional de Curtas Metragens. Nesta inauguração colhemos a inspiração da obra de uma dupla de autores, Matthias Müller e Christoph Girardet, e das suas múltiplas passagens pela cidade. Foram as curtas metragens em vários suportes de cinema e vídeo, apresentadas em competições ou programas especiais mas também em formato instalação, e uma produção comissariada pelo Festival para o seu 10º Aniversário que resultou na magnífica peça intitulada Beacon, um vídeo de 15 minutos realizado em 2002, uma razão da emergência deste projecto, justificado, por isso, pela visceralidade das articulações com os processos criativos e percursos dos autores, para além da insuspeita qualidade intrínseca às obras apresentadas. A acompanhar esta exposição foi exibido um ciclo paralelo de cinema que incluíu algumas das mais importantes curtas metragens realizadas pelos dois, uma oportunidade única para conhecer os seus mais recentes trabalhos, ou também para revisitar o início sua obra. Comissariado: Mário Micaelo e Nuno Rodrigues.
 
Comissariado: Nuno Rodrigues Organização e Produção: CURTAS METRAGENS CRL, Nuno Rodrigues, Mário Micaelo, Miguel Dias, Dario Oliveira, Luís Urbano Equipa de Produção: Davide Freitas, Pedro Cardoso, Pedro Maia Apoios: Câmara Municipal de Vila do Conde, Ministério da Cultura/Instituto das Artes, Goethe-Institut, Lufthansa

© 2017 Curtas Vila do Conde