Space Coast

Produção, realização e montagem Ross McElwee, Michel Negroponte
USA, 1978, 90’, 16mm Um olhar sobre as vidas de três famílias a viver no Cabo Canaveral, cinco anos depois do programa de exploração espacial Apolo ter terminado, o que afectou decisivamente a economia local.
 

Resident Exile

Co-produção, realização e montagem Ross McElwee, Michel Negroponte and Alexandra Anthony
USA, 1981, 30’, 16mm Dois meses na vida de um iraniano a viver em Houston, no Texas, durante a crise dos reféns americanos no Irão. Um retrato de um homem sem país.
 

Something to Do with the Wall

Co-produção e realização Ross McElwee, Marilyn Levine
USA, 1990, 90’, 16mm Um estudo da área envolvente do Checkpoint Charlie junto ao Muro de Berlim por dois realizadores que se lembram de crescer com o Muro e a Guerra Fria. Um retrato dos berlinenses que vivem perto desse posto de controlo, dos militares americanos que o controlam e dos turistas que o visitam. Filmado em 1986, no 25º aniversário da construção do Muro, e em 1999, imediatamente a seguir à sua queda.
 

Kosuth

Produção e realização Ross McElwee, Marilyn Levine
USA, 1997, 8’, Betacam SP Para WGBH/Boston for the series "Greater Boston Arts" Retrato do enigmático Joseph Kosuth na ocasião da sua visita a Boston para acompanhar a montagem do seu mais recente trabalho conceptual, o qual defende que a arte existe apenas enquanto sentido e não enquanto objecto.
 

Curating

Produção e realização Ross McElwee
USA, 2002, 6’, Betacam SP Para WGBH/Boston Retrato da artista Annette Lemieux, comissária de uma exposição no Centro de Artes de Boston. Lemieux tem um dia de trabalho árduo pela frente: tem de escolher 15 imagens a partir de 415 obras inscritas.
 

Five

Abbas Kiarostami França/Irão, 2004,73’
O filme é construído em cinco partes, numa faixa da costa do mar Cáspio. Cada parte é filmada de um ponto de vista que capta o que se passa na praia. Meditativo, persistente e em sintonia com o ritmo da natureza, Five desenrola-se languidamente permitindo aos espectadores a liberdade de contemplar cada pormenor. “É como se recitasse um poema que já foi escrito. Já tudo existe…Eu apenas observo”. Tendo como subtítulo “Cinco Longos Planos dedicados a Yasujiro Ozu”, Five assume-se como objecto exigente e transcendente de arte minimalista.

© 2017 Curtas Vila do Conde