Hugo Olim (set-reset) e Pedro Maia (super 8 series. portrait) s√£o os criadores escolhidos para a segunda edi√ß√£o do Projecto pensar a imagem que resulta de uma parceria existente entre o Curso de Tecnologia da Comunica√ß√£o Audiovisual (tcav) da Escola Superior de M√ļsica e Artes do Espect√°culo (esmae) / Instituto Polit√©cnico do Porto (ipp) e o Curtas Vila do Conde ‚Äď Festival Internacional de Cinema atrav√©s da Solar ‚Äď Galeria de Arte Cinem√°tica.

A nova proposta resulta de uma colabora√ß√£o na qual as duas institui√ß√Ķes que embora com identidades distintas, prosseguem objectivos comuns, no que concerne √† divulga√ß√£o de novos criadores que desenvolvem trabalho na √°rea da fotografia, do cinema e do audiovisual relacionado com as imagens em movimento e o seu questionamento. Deste modo d√°-se continuidade a uma nova proposta do projecto pensar a imagem estruturado mais uma vez a partir de dois trabalhos sobre a imagem e os seus referentes.

Os trabalhos expostos resultam das propostas que os dois antigos alunos do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual desen- volveram enquanto criadores especificamente para a galeria Solar. Do projecto faz ainda parte esta publicação que contribui para a reflexão desenvolvida através do enquadramento que é feito por especialistas na área, possibilitando igualmente que se prolongue no tempo e no espaço o acesso a estes exercícios sobre a imagem.

Estimular e apoiar o processo de cria√ß√£o de quem prossegue uma aposta num percurso art√≠stico, complementar ao seu trajecto profissional, deve ser um dos pressupostos de uma institui√ß√£o que tenda a valorizar a carreira dos seus diplomados. Nesse sentido o tcav em colabora√ß√£o com a Solar ‚Äď Galeria de Arte Cinem√°tica prop√Ķe-se deste modo contribuir para o desenvolvimento dos seus trabalhos de experimenta√ß√£o e aumentar a visibilidade de novos ‚Äúactores‚ÄĚ que procuram afirmar uma identidade pr√≥pria no territ√≥rio de uma produ√ß√£o art√≠stica contempor√Ęnea emergente.

O projecto pensar a imagem tem-se afirmado atrav√©s de um processo no qual se desenvolve com base em jovens criadores uma reflex√£o/ questionamento sobre a imagem na sociedade contempor√Ęnea. Hugo Olim conceptualiza o seu projecto partindo de princ√≠pios de manipula√ß√£o da imagem v√≠deo nas suas margens. Recorrendo √† utiliza√ß√£o de v√≠deos que reproduzem momentos da sociedade contempor√Ęnea, questiona deste modo os actuais processos comunicativos e o seu ‚Äúru√≠do‚ÄĚ, procedendo √† sua descontru√ß√£o atrav√©s de t√©cnicas de desfragmenta√ß√£o da imagem v√≠deo. Prop√Ķe-se ‚Äú(...) desmistificar o ru√≠do televisivo e as interfer√™ncias electr√≥nicas do v√≠deo, procurando com isto, confrontar a ess√™ncia das imagens fotogr√°ficas com a est√©tica do v√≠deo corrompido‚ÄĚ.

Recorrendo a um alargado conjunto de procedimentos electr√≥nicos de manipula√ß√£o de imagem, estrutura o seu trabalho no sentido de ‚Äúdescobrir falhas que podem ocorrer no processo de produ√ß√£o de imagens audiovisuais‚ÄĚ.

Pedro Maia trabalha sobre o papel da imagem enquanto suporte de registo da mem√≥ria, partindo de pel√≠cula super 8 found-footage que foi coleccionando ao longo dos anos. Desenvolve o seu trabalho, na fronteira entre o filme retrato e o filme mem√≥ria, partindo do conceito de retrato que encontra em filmes familiares de cineastas amadores os quais organiza e manipula num exerc√≠cio sobre a ‚Äúpreserva√ß√£o da mem√≥ria‚ÄĚ.
Através da criação de camadas que resultam de uma intervenção sobre a película, constrói diferentes níveis de leitura, uns que buscam o lado invisível da imagem e dos subtextos e outros que transportam a uma percepção final global resultante de uma leitura mais imediata.
Com este processo transforma a estrutura narrativa tradicional do filme de fam√≠lia num registo representativo de uma linguagem que integra a cultura visual contempor√Ęnea, procedendo deste modo ao questionamento do pr√≥prio ‚Äúvalor‚ÄĚ da imagem.

Hugo Olim, tal como o pr√≥prio afirma no seu curriculum, desenvolve o seu trabalho ‚Äúno campo das artes visuais, mais concretamente no v√≠deo e na fotografia, onde experimenta e desenvolve trabalhos de manipula√ß√£o e improvisa√ß√£o de imagens para sons e est√©ticas electr√≥nicas.‚ÄĚ
Tendo iniciado a sua forma√ß√£o na √°rea em 1998, concluiu a Licenciatura Biet√°pica em Tecnologia da Comunica√ß√£o Audiovisual do Instituto Polit√©cnico do Porto no ano de 2003. Da sua forma√ß√£o √© igualmente de registar a frequ√™ncia de um Mestrado de Cultura Contempor√Ęnea e Novas Tecnologias.
Actualmente desenvolve como actividade principal a docência, leccionando disciplinas de vídeo e fotografia no curso de Arte e Design da Universidade da Madeira. Tem-se destacado desde 2003 até à actualidade no seu trabalho enquanto criador desmultiplicando-se numa constante actividade expositiva, através da qual tem apresentado projectos de fotografia e vídeo, em galerias, museus, festivais, bienais, a nível nacional e internacional.
A din√Ęmica que tem imposto √† sua actividade enquanto autor tem-lhe permitido expor em espa√ßos diversificados que abarcam as galerias independentes dos circuitos emergentes e os espa√ßos p√ļblicos ou privados mais consagrados.

Pedro Maia, é um jovem criador que posteriormente à finalização dos seus estudos de licenciatura em Tecnologia da Comunicação Audiovisual do Instituto Politécnico do Porto, continuou a desenvolver um trajecto artístico/profissional coerente, conciliando a dimensão da prática profissional na área do cinema e do vídeo com um trabalho experimental na área da imagem enquanto realizador.
Tem apostado na divulgação da sua obra, participando em festivais e mostras apresentado deste modo os seus projectos a nível nacional e internacional.
Mant√©m desde 2004 uma colabora√ß√£o activa na organiza√ß√£o do Curtas Vila do Conde ‚Äď Festival Internacional de Cinema desde 2004, na qual se destaca a responsabilidade pela organiza√ß√£o da sec√ß√£o Take One!.
Na sua actividade profissional tem colaborado na função de assistente de realização em diversas longas-metragens apoiadas pelo ica, desenvolvendo complementarmente uma actividade de freelancer na área do vídeo e do multimédia.
De entre os seus projectos destacam-se as propostas que tem apresentado ao n√≠vel da manipula√ß√£o de imagens em tempo real articuladas com som que desenvolve no √Ęmbito do conceito live cinema.

José Quinta Ferreira
Prof. Adjunto ESMAE/ IPP
Coordenador da área de vídeo do TCAV

© 2022 Curtas Vila do Conde