A próxima edição deste projecto anual dedicado ao cinema de animação, concebido para o público mais jovem, irá decorrer entre os meses de Fevereiro e Abril de 2009, em parceria com escolas dos diversos graus de ensino.

15.30h - Sessão de Abertura

Auditório Municipal de Vila do Conde
Filme-concerto para pais e filhos de todas as idades.
Curtas-metragens de animação do finlandês Heikki Prepula com programa musical interpretado ao vivo pelo Space Ensemble.
Entrada 4Є; até aos 10 anos 2.50Є
Reservas: 252 646516 / animar@curtas.pt
[Mais informações sobre a Sessão de Abertura...](http://www.curtas.pt/solar/index.php?menu=359&submenu=362&submenu2=367)

17h - Inauguração da Exposição

Solar – Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde
Exposição de filmes materiais e técnicas de Cinema de Animação
Entrada livre
[Mais informações sobre a Exposição...](http://www.curtas.pt/solar/index.php?menu=359&submenu=361)


Reservas: 252 646516 / animar@curtas.pt

FILME-CONCERTO
Space Ensemble apresenta filmes de Heikki Prepula

Entrada 4Є; até aos 10 anos 2.50Є
A partir de uma parceria com o Finnish Film Contact, instituição de apoio à divulgação da cinematografia finlandesa, os Space Ensemble criaram um programa especialmente dedicado às crianças do ensino pré-primário e primário, é composto de curtas metragens de animação do realizador Heikki Prekula.
Os Space Ensemble propõem-se acompanhar estes filmes com interpretações ao vivo, recriando assim o ambiente do tempo do cinema mudo.
Este ensemble tem-se notabilizado por usar nas suas apresentações instrumentos pouco convencionais, tais como o Theremin, Air Fx, sequenciadores, samples, Djset, Contratear, Mesa, serrote, balão, em perfeita sintonia com os instrumentos mais clássicos como harpa, flauta, guitarra, clarinete, saxofone, piano, bateria, contrabaixo.
Ao longo do espectáculo alguns destes instrumentos serão apresentados, e algumas crianças serão convidadas a subir ao palco para os experimentarem.
Para desafiar a curiosidade, o grupo promete revelar detalhes importantes da Finlândia, com referências óbvias à terra do Pai Natal, aos pilotos de corridas de automóveis, aos bosques e aos lagos.

MÚSICOS
Space Ensemble
Ao longo das várias edições do "Space: Festival de Música Improvisada e Experimental", desenvolveu-se uma lógica de actuação baseada não na apresentação de projectos pré-existentes, mas na exploração das cumplicidades entre os músicos envolvidos, testando e variando as combinações instrumentais e estilísticas, de acordo com os locais e o contexto dos eventos. Essa formação orgânica e mutante chama-se Space Ensemble.
Já se apresentaram em diversos festivais com espectáculos de música improvisada, entre os quais o prestigiante Festival de Paredes de Coura, e durante os últimos anos tem apresentado os filme-concerto "As Aventuras do Princípe Achmed", de Lotte Reiniger, Berlim, 1926, e “KinoEye” de Dziga Vertov, Rússia 1924, em algumas das melhores salas nacionais: Casa da Música no Porto, Cine-Teatro de Estarreja, Theatro Esther de Carvalho em Montemor-o-Velho, Centro Cultural Vila Flôr em Guimarães, CAE Portalegre, Cinema Passos Manual no Porto, Teatro José Lúcio da Silva em Leiria, etc.
Recentemente apresentaram no Museu de Serralves a performance “Um Jogo de futebol”, musicando ao vivo o jogo Portugal x Turquia do Euro 2008, no qual contaram com a presença de 11 músicos, e do relatodor Gabriel Alves. Um concerto que ao qual assistiram mais de 10 000 pessoas.

Eleonor Picas: harpa
Henrique Fernandes: contrabaixo
Nuno Ferros: electrónica
João Tiago Fernandes: percussão
José Miguel Pinto: guitarra, theremin
João Martins: saxofone, MeSA
Sérgio Bastos: piano
Ana Veloso: guitarra

FILMES
Heikki Prepula
Nasceu em 1939. Estudou jornalismo, completando o curso em 1963 na Yhteiskunnallinen Korkeakoulu (Escola de Ciências Sociais) e trabalhou durante 10 anos como jornalista.
Realizou o seu primeiro filme enquanto trabalhava no jornal. E tornou-se um artista free-lancer em 1973.
Prepula especializou-se em animações para crianças das fases pré-primária e primária.
Nos seus filmes trata temas como amizade, co-existência pacífica, cooperação, ajuda aos amigos e às pessoas mais fracas, e capacidade para resolver problemas.
As produções de Prepula são normalmente de baixo-custo e nada comerciais. Normalmente trabalha sozinho, ficando a seu cargo os guiões, as animações, os efeitos sonoros e por vezes também a música.
A sua personagem mais famosa é o muito amado Gussy the Kangaroo (Kössi Kenguru em finlandês), que animou várias gerações de crianças.
Em paralelo com esta actividade de realizador de animações, Prepula publicou também livros de banda-desenhada, cartoons e ilustrações em jornais e revistas. Já publicou mais de 5000 desenhos.
Prepula já recebeu 4 prémios no festival de cinema de Tampere, com algumas das curtas metragens que propomos neste programa: “Odd Couple” (“Ukko ja Akka”) e “The Dough-Boy” (“Pullapoika”). Além disso recebeu vários prémios como State Prizes for Cinema, Jussi Certificates, Art Prizes do Southern Savo Arts council, e Mikkeli mlk.
A sua curta metragem “Three Bocks” (“Kolme Pukkia” / “As Três Cabras”), que também faz parte do programa que propomos, foi premiada com o prémio principal no Ishafan Children’s Film Festival 2002, no Irão, e com o prémio principal para os filmes para crianças no Berlin Short Film Festival de 2004.

© 2022 Curtas Vila do Conde