Binge, 2008

Binge regista as habituais cenas de intoxica√ß√£o espectacular de fim de semana que se podem encontrar no centro de qualquer cidade brit√Ęnica. Atordoados pelo consumo excessivo, os borguistas invadem os passeios, tombando ao p√© das portas e sobre o mobili√°rio urbano, corpos descontrolados e em perigo. Esta s√©rie de fotografias em grande escala explora at√© que ponto as representa√ß√Ķes individuais de consumidores de alcool intoxicados s√£o an√°logas √†s representa√ß√Ķes de excesso, explora√ß√£o e colapso na sociedade.

Openings are Always Awkward, 2009

Projecção vídeo HD

Este v√≠deo utiliza actores portugueses para a representa√ß√£o de um gui√£o c√≥mico-sat√≠rico escrito em ingl√™s pelos Common Culture e traduzido para portugu√™s. Esta obra autobiogr√°fica inspira-se no tipo de piadas que os tr√™s membros dos Common Culture dizem entre si: ruminando sobre os seus espect√°culos, o desconforto das vernissages, bem como as frustra√ß√Ķes e a raiva que sentem face √† gan√Ęncia e √† estupidez do mundo da arte. O gui√£o tamb√©m joga com o facto de os Common Culture terem contratado outras pessoas para interpretarem o seu n√ļmero, dando relev√Ęncia √† quest√£o da tradu√ß√£o e do ventriloquismo.

Comic Battle, 2008

Projecção vídeo em 3 ecrãs

Num bar de Brighton, tr√™s comediantes brit√Ęnicos foram contratados para contar anedotas de acordo com t√≥picos sugeridos pelos Common Culture. Cada comediante foi filmado simultaneamente enquanto disputava as aten√ß√Ķes. O nosso interesse por comediantes brit√Ęncios centra-se na competi√ß√£o crua que existe entre eles e na forma como o humor √© capaz de construir identidades culturais espec√≠ficas atrav√©s da express√£o de quest√Ķes globais e locais.

What about transcendence?, 2009

Projecção vídeo HD

Deslizando entre a tradi√ß√£o Rom√Ęntica associada √† paisagem brit√Ęnica e a rela√ß√£o estereotipada entre a mulher e a natureza, a c√Ęmara move-se entre o rosto emotivo de uma figura feminina e a bela paisagem inglesa que ela observa.

Private Dance I, 2009

Instalação vídeo HD com parede espelhada

No cen√°rio de glamour tenso do lounge de ‚Äú‚ÄĚPrivate Dance‚ÄĚ de um club de Lap Dancing, os Common Culture contratam os servi√ßos de uma bailarina para executar dez das suas coreografias de 20 libras. Fazendo uma pausa entre cada dan√ßa apenas para voltar a vestir o soutien, a bailarina executa metodicamente o seu n√ļmero, compensando o aborrecimento com um erotismo bem trabalhado.

Private Dance II, 2009

Instalação vídeo com um monitor

Nesta vers√£o, um grande plano det√©m-se nas express√Ķes da bailarina enquanto tenta evitar o t√©dio e o embara√ßo que a performance lhe provoca √† medida que a vai repetindo para a c√Ęmara.

Dead Eyes, 2009

Instalação video em 3 monitores

O trabalho dos porteiros de discoteca exige que tenham uma forma particular de olhar para os clientes, uma capacidade de demonstrar a sua for√ßa e o seu controlo atrav√©s da forma como se relacionam com as pessoas e do olhar que projectam. √Ä medida que cada um tenta manter esse olhar durante vinte minutos, os v√≠deos passam a ser sobre actos de resist√™ncia. Ao insistirem num olhar duro para a c√Ęmara, os v√≠deos resistem a tradi√ß√£o humanista que subjaz a muitos retratos. Pouco √© transmitido ou revelado para a c√Ęmara, apesar de os takes serem bastante longos.

Trophy, 2009

Por fim, os Common Culture celebram o seu sucesso em Portugal com um troféu que assinala a ocasião desta exposição.






Openings are Always Awkward
Actores: Alexandre Falc√£o, Olinda Favas, Ricardo Leite, Romi Soares
Organização e Tradução para Português: João Leal
Som: Pedro Santos
C√Ęmara: Ana Joana Amorim, Jos√© Pedro Magano, Hugo Moreira

Agradecimentos
Olívia Maria Marques da Silva, João Leal, Jorge Campos, Cesário M. F. Alves, José Quinta Ferreira, David Bethell, Katie Shipley, Staffordshire University, University of Ulster, University of Wales, Newport

© 2022 Curtas Vila do Conde