Serviço Educativo Curtas 2019 / 2020

Serviço Educativo Curtas 2019 / 2020


O Serviço Educativo da Curtas Metragens CRL, que nos últimos anos tem apoiado a atividade letiva no concelho de Vila do Conde e nos concelhos vizinhos, desenvolve várias atividades de mediação nas Artes Plásticas e no Cinema, entre os vários projetos de programação cultural da cooperativa e os respectivos públicos. O seu principal objetivo consiste em promover o acesso à descodificação da imagem em movimento, desde o pré-cinema às mais variadas vertentes do cinema contemporâneo, sobretudo do cinema de animação e do documentário, estabelecendo uma forte ligação com a comunidade local e regional. Neste âmbito, desenvolve um programa de ações destinadas a públicos de diferentes faixas etárias, desde os mais pequeninos até aos jovens, pais e formadores, com a realização sessões de cinema, exposições e atividades paralelas, enquanto objeto de aprendizagens. Deste modo, as exposições patentes na Solar Galeria de Arte Cinemática, as sessões promovidas pela Agência da Curta-Metragem e as do Curtas Vila do Conde, tornam-se num mote para a realização de um programa que integra visitas orientadas, oficinas, ateliês e outros tipos de ações de formação, contribuindo para um modelo de aprendizagem lúdica, não formal e complementar à facultada pela escola.

O Serviço Educativo Curtas apresenta-se, assim, como um conjunto de ações direcionadas ao público escolar e que infere à educação pela imagem em movimento, incentivando novos modos de ver e a formação de alunos e professores. Este trabalho pretende dar acesso a novos conteúdos, sublinhando a importância do filme no desenvolvimento cognitivo, contribuindo para a criação dos filtros necessários para saber olhar o mundo, de que fazem parte os códigos da linguagem cinematográfica e da comunicação audiovisual. O Serviço Educativo Curtas tem ainda outro objetivo, o de incluir a comunidade escolar no Curtas de Vila do Conde Festival Internacional de Cinema, de uma forma participativa, convidando um grupo de alunos a fazer parte do Comité de Seleção do My Generation, a nova secção competitiva do festival.

Entre todas as atividades destaca-se a ANIMAR, dirigida às mais variadas faixas etárias, a bebés, crianças e jovens, da creche ao ensino superior e, também, a famílias e professores/formadores. A programação que se desenvolve todos os anos em torno de uma exposição e que integra visitas orientadas, oficina, ateliês e sessões de cinema, é bastante diversificada e adequada aos diferentes escalões etários, seguindo um modelo de aprendizagem participativa, ora integrada na componente curricular, ora extracurricular, com especial enfoque nas áreas das artes plásticas, cinema e, sobretudo, do cinema de animação.
Em 2020, a ANIMAR 15 dará continuidade à programação concebida para as edições anteriores, na comemoração dos 20 anos como autora/realizadora de filmes de animação de Regina Pessoa, com a instalação sobre o seu último e já muito premiado filme "Tio Tomás e a Contabilidade dos Dias" e com uma instalação no exterior da Solar, a partir do filme "Purple Boy", de Alex Siqueira. A ANIMAR 15, procura aprofundar as relações entre as imagens do real e o imaginário do cinema de animação.

© 2019 Curtas Vila do Conde