ANIMAR #12

Oficinas nas Escolas: Brinquedos Óticos

01.09.2016 a 31.06.2017
Duração: 90 minutos
2ª a 6ª - horário a definir mediante reserva

- Ensino Pré Escolar e Ensino Básico (1º Ciclo)

Introdução ao cinema de animação através da construção de diferentes dispositivos ópticos, como o Taumatrópio, o Folioscópio, o Caleidoscópio e Anamorfismo.

Objetivos: ilustrar os princípios da ilusão do movimento animado; desenvolver a imaginação, criatividade e o sentido estético; exploração plástica do desenho; e ampliar a cultura visual através da experiência da imagem em movimento e da sua relação com o vídeo e o cinema.

- Ensino Básico (2º e 3º Ciclo) e Ensino Secundário

Construção de dispositivos óticos como o Holograma e o Anamorfismo e introdução aos princípios do movimento animado através da construção dos diferentes de dispositivos como o Zootrope, o Flipbook e o Fenacistiscópio.

Objetivos: a percepção da imagem e a ilusão de movimento, exploração plástica do desenho, desenvolver a imaginação e ampliar a cultura visual através de experiências óticas e de imagens em movimento; conceber organizações espaciais dominando as regras elementares da composição.

Oficinas nas Escolas: Iniciação ao Cinema de Animação

01.09.2016 a 31.06.2017
Duração: 90 minutos
2ª a 6ª horário a definir mediante a reserva

Pixilação
Ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário

A oficina de Pixilação permite aos participantes a descoberta desta técnica de cinema de animação, aprendendo a animar objetos e o próprio corpo em movimentos e situações irreais.

Objetivos: Introdução ao cinema de animação através da técnica de Pixilação; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginação e da criatividade, reconhecer a riqueza expressiva, plástica e narrativa do cinema de animação; ler, interpretar e construir narrativas visuais.

Stop Motion
Ensino Básico e Ensino Secundário

Introdução ao cinema de animação através da técnica em stopmotion, com recurso a marionetas, recortes, desenhos, bonecos, plasticina, ou outros objetos.

Objectivos: introdução ao cinema de animação através da técnica de stop-motion; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginação e da criatividade, ensaiar formas de expressividade, integrando e relacionando técnicas, materiais e meios de expressão para criar, recriar e reinventar.

© 2017 Curtas Vila do Conde