RAPPORT

2007
Vídeo SD, cor, som, 16 min.
Realização, argumento, fotografia e montagem: Filipa César
Som: Magnus Pfüger
Produção: Nina Sang

Este filme foi baseado na documentação de um seminário de Programação Neurolinguística (PNL) frequentado por um grupo de executivos na Alemanha em 2007. Através de exercícios de construção de personagens, os participantes modelam o seu comportamento com o objectivo de atingir excelência no trabalho e consequente sucesso. Mecanismos cinematográficos são evocados e aplicados nos exercícios de modelação de forma a criar níveis de abstracção, capazes de possibilitar a “re-programação” da personalidade.

PORTO, 1975

2010
16mm transferido para vídeo HD, cor, som, 9 min. 40 seg.
Realização, argumento e montagem: Filipa César
Assistente de Realização: Mónica Lima
Fotografa: Matthias Biber and Aurélio Vasques
Assistente de Fotografa: Peter Holeber
Som: Anton Feist
Engenheiro de Som: Bruno Grilo
Produção: Susana Lamarão
Voz-off: Alexandre Alves Costa
Cenografa: Guilherme Monteiro
Equipa de Cenografa: Stay on Scene
Carpintaria: David Leite
Colour grading: Nico Hauter
Efeitos Visuais: Philipp Fehling
Legendagem: Chris Foster
Financiado pela Direcção-Geral das Artes / Ministério da Cultura.

Aplicando a mesma economia de meios usada em Allee der Kosmonauten (o desenrolar de uma bobine de película de 16 mm sem montagem) um longo plano sequência atravessa a Cooperativa das Águas Férreas da Bouça, um complexo de habitação social projectado por Álvaro Siza Vieira e parte integrante do programa SAAL (Serviço Ambulatório de Apoio Social, 1974-76). Estamos no Porto, em 2010, mas a memória sobre as complexas condições de construção destas habitações regressa a um passado tumultuoso, o Portugal quente de 1975.

MEMOGRAMA

MEMOGRAMA
2010
Vídeo HD, colour, sound, 40 min.
Realização, argumento, fotografia e montagem: Filipa César
Assistente de Realização: Mónica Lima
Som: Miguel Carvalho
Edição de Som: Magnus Pfüger
Legendagem: Chris Foster, Mónica Lima, Erik Smith
Com: Óscar Alves, São José Almeida, Timothy Coates, Fernando Cascais, Hugo Cavaco, Francisco Palma Dias, Jacinto Palma Dias, Wolfgang Neumann, Bernardo Fisher Sá Nogueira, Irene Pimentel

INSERT
2010
16mm transferido para vídeo HD, p&b, sem som, 10 min.
Direcção e fotografia: Marco Martins
Assistente de Realização: António Ribeiro
Montagem: Filipa César
Produção: Mónica Lima
Actores: Joana Barrios, Mónica Calle

Memograma apresenta a paisagem de um monte de sal na reserva natural de Castro Marim e é sobreposto por diferentes vozes que abordam a história desse lugar e a sua recorrente utilização como destino de degredo e trabalhos forçados. A tradução do pecado em sal. Paralelamente um outro filme, Insert, filmado em película preto e branco positiva de 16 mm, cria imagens encenadas na mesma paisagem que interferem na leitura dos testemunhos de Memograma.

THE FOUR CHAMBERED HEART

2009
Vídeo HDV, cor, som, 28 min. 30 seg.
Realização: Filipa César
Assistente de Realização: Mai Omer
Fotografa: Mossi Armon, Mor Peleg, Maya Geyer
Som: Daniel Meir
Engenheiro de Som: Benya Reches
Com: Aya Abu Ras, Dua Abu Ras, Ismail Abu Algian, Wala Agbariya, Ahmed Awisat, Natalie Baron, Yuval Ben-Basat, Barak Ben Dov, Galit Eilat (moderator), Hagai Ben Kuzari, Fahami Elamur, Muhamed Gama, Anas Ganaym, Yasmin Gara, Madlin Jabar, Yam Komah, Tahar Muslmani, Amani Msarwa, Mor Peleg, Ofr Raul Graizer, Maya Shahnovich, Nahar Shabtay, Hagar Shapira, Karem Shaib, Siraj Haj Yehiya, Mona Warda

Um grupo de estudantes de cinema israelitas, reunidos num workshop, discute o filme (1959), de Jean Rouch. Gradualmente, a discussão sobre o filme provoca o debate sobre o conflito Israel e a Palestina, passando por reflexões sobre amor e anseios comuns e culminando na crítica à intervenção externa no conflito.

© 2019 Curtas Vila do Conde