2012 ODISSEIA KUBRICK


CENTRO DE MEMÓRIA
Alexandre Estrela
João Onofre

SOLAR - GALERIA DE ARTE CINEMÁTICA
Graham Gussin
João Tabarra
Johan Thurfjell
Miguel Soares
Nicolas Provost
Pedro Tudela
Sheena Macrae


A Exposição 2012 Odisseia Kubrick é composta por vídeos e instalações de artistas europeus que denotam uma forte influência do universo cinematográfico e filosófico do realizador Stanley Kubrick, uma das figuras mais marcantes do cinema da segunda metade do século XX e provavelmente um dos cineastas mais citados na arte contemporânea.
As obras que integram esta exposição, maioritariamente produzidas no século XXI, resultam, por um lado, de um fascínio por alguns dos filmes mais populares de Kubrick, como “2001: Odisseia no Espaço” ou “The Shining”, bem como pela simpatia revelada pelo humanismo austero do realizador. Por outro lado, são apresentados alguns vídeos que resultam de uma apropriação aleatória de imagens preexistentes de filmes de Kubrick e abertas a novas significações.
“2012 Odisseia Kubrick” está patente em Vila do Conde de 29 de junho a 11 de novembro de 2012. Na Solar – Galeria de Arte Cinemática são apresentadas obras de Graham Gussin, João Tabarra, Johan Thurfjell, Miguel Soares, Nicolas Provost, Pedro Tudela, Sheena Macrae; no Centro de Memória, obras de Alexandre Estrela e João Onofre.
Esta exposição integra a programação do 20º Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, durante o qual será exibido um programa de filmes de Stanley Kubrick e de dois documentários alusivos à sua obra e ao lastro deixado por alguns dos seus filmes na cultura popular contemporânea.

Solar - Estrutura financiada por: Presidência do Conselho de Ministros / Secretaria de Estado da Cultura, Câmara Municipal de Vila do Conde
Apoio: Instituto do Cinema e do Audiovisual, Embaixada dos Estados Unidos da América
Apoio à Divulgação: Cision, ArteCapital.net, Metro do Porto, RTP2

© 2014 Curtas Vila do Conde