Animação 3D transferida para DVD, cor, som, 5'28”
Música Music: Time Zones (1987) de by Negativland
Em 1994, Miguel Soares realizou o vídeo Copyright Law, uma sequência de centenas de
imagens gravadas da televisão e de cassetes de vídeo, ilustrando visualmente a peça sonora
Crosley Bendix discusses the U.S. Copyright Act (1992) dos Negativland. No final de 2002, fez
chegar esse vídeo a Mark Hosler, um dos membros do colectivo, sendo imediatamente
convidado pelos Negativland a realizar um vídeo a partir de um tema deles. A escolha de
Miguel Soares recaiu sobre Time Zones, uma das suas faixas preferidas do álbum mais
conhecido do grupo, Escape from Noise (1987). Para fazer a animação, o artista seguiu um
princípio de meticulosa sincronização com aquela texturada colagem sonora, propondo
uma notável interpretação da narrativa textual com o seu campo de alusões e associações
semânticas — a guerra fria que opôs Estados Unidos da América e União Soviética, a instrumentalização dos meios de comunicação como arma de guerra psicológica e o uso dos computadores como meio de controlo político e ideológico. Ao longo da obra, imagem e som
entretecem uma relação simbiótica, sem que nenhum deles tome a primazia sobre o outro.
Miguel Soares
Miguel Soares nasceu em 1970, vive e trabalha em Lisboa. Estudou fotografia no Ar.Co, em 1989, e graduou-se em Design de Equipamento, na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, em 1995, dedicando-se, neste período, a produzir objectos escultóricos e instalações com recurso, por vezes, a luz, som, vídeo e movimento.
A partir de 2000, o âmbito do seu trabalho alargou-se aos universos da composição de música electrónica e à realização de animações 3D - participando e realizando, ainda, "videoclips" para grupos como Sack & Blumm (2000), R. Musci e G. Venosta (2002) e Negativland (2003). Desde 2002, faz, também, vídeos para as suas próprias músicas.
Expôs recentemente em Barcelona, La Caixa (2006) e Tecla Sala (2007); em Madrid, PhotoEspaña (2006) e La Casa Encendida (2006); no CGAC em Santiago de Compostela (2006); em Bilbao, Sala Rekalde (2006); em Turcoing, França, Le Fresnoy (2007); em Minneapolis, Creative Electric Studios (2006); em Seattle,Consolidated Works (2006); em Nova Iorque, Location One (2003), Luxe Galery (2004) entre outros.
Em 2003/2004 foi bolseiro da FLAD/Gulbenkian para uma residência artística no Location One, em Nova Iorque. Em Abril de 2008 foi o vencedor do Prémio BES Photo 2007. Em outubro de 2008 teve uma exposição retrospectiva de trabalho em animação e video que ocupou o edifício da Culturgest em Lisboa.