Abaixo - Hernâni Reis Baptista<br />
© Rui Pinheiro

Abaixo - Hernâni Reis Baptista
© Rui Pinheiro

Abaixo - Hernâni Reis Baptista<br />
© Rui Pinheiro

Abaixo - Hernâni Reis Baptista
© Rui Pinheiro

Abaixo - Hernâni Reis Baptista<br />
© D

Abaixo - Hernâni Reis Baptista
© D

Abaixo - Hernâni Reis Baptista<br />
©D

Abaixo - Hernâni Reis Baptista
©D

Abaixo

Instalação (materiais diversos, vídeo loop), 2012

Guardam-se nas salas abaixo da galeria pedaços de madeira, ferramentas, parafusos, lâmpadas, cabos, televisões, esquemas de montagem e tantos outros vestígios de exposições anteriores. Acumulam-se os artefactos e os meios que levaram à criação das peças que são apresentadas acima, no espaço expositivo. Incutindo-lhes protagonismo, proponho uma interpretação que se espera apenas no que possibilitariam (numa referência direta ao objet trouvé). 
Os elementos selecionados das salas abaixo, elevados, apresentam-se maioritariamente em vídeo, assumindo destaque e sublinhando o sentido quase sinestésico entre reação e reator. Esta reação não se dá apenas por se tratarem de objetos pertencentes quase exclusivamente ao processo, mas também pela forma como o vídeo se apresenta; a imagem em movimento própria do vídeo/cinema é aqui interpretada na sua relação com a imagem estática. O movimento torna-se muito pouco percetível, a não ser pela resolução propositadamente mediana da imagem.

Hernâni Reis Baptista

Nasceu em Vila do Conde, em 1986. Estudou Artes na Escola Secundária José Régio e ingressou, em 2008, no curso de Artes Plásticas, vertente Multimédia, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, tendo anteriormente completado o primeiro ano de História da Arte, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Participou em várias exposições coletivas ao longo dos anos e fez parte da equipa responsável pelo planeamento curatorial e montagem do projeto Close-Up, em 2010. Em 2011 expôs individualmente trabalhos em vídeo no Espaço Campanhã, Porto e na Galeria dos Leões, na exposição coletiva “Black box#1= (cinco + dois)”. No presente ano participou na exposição coletiva “PS 22 A V1.0” no espaço Lofte e “Sete e Meio” no Museu da FBAUP, no Porto, e “PS 22 A V2.0”, em Vila do Conde. Na Casa Tait, Porto, apresentou juntamente com Raquel Azevedo Moreira a exposição “Ornitomância”. Em junho apresenta “Objectos prescritos”, no Centro de Cultura e Congressos da Ordem dos Médicos, com Sofia Palma e Raquel Azevedo Moreira. Em Novembro participa na exposição de finalistas da FBAUP "Futuro Não Futuro", no Porto e na "Sveart - Saint Vincent European Art", em Itália.

© 2017 Curtas Vila do Conde