João Louro
BOY MEETS GIRL / GIRL MEETS BOY

Nuno da Luz
LAISSEZ VIBRER (projeto CAVE)



19 Outubro 2013

18h30
Performance LAISSEZ VIBRER

19h00
Concerto de Frankie Chavez



João Louro, artista que tem desenvolvido uma relação muito especial com o cinema, apresenta na Solar uma exposição individual que parte do título de um filme de Leos Carax, “Boy Meets Girl”. Seguindo uma estratégia de alusão a ícones e referências cinematográficas, João Louro articula as suas memórias com as do imaginário coletivo, explorando dispositivos que relacionam vários meios, suportes e cargas semânticas. A Arte Cinemática surge nesta exposição como referência fundamental mas não exclusiva, desde logo através da apropriação do título do filme que lhe dá nome, mas sobretudo pela presença dos objectos que transporta para o interior da galeria.

João Louro queria produzir uma obra de género “masculina” e outra obra “feminina” e juntá-las. Esse era o seu objectivo. E as obras principais desta exposição deveriam refletir esta intenção. Foi assim que surgiram “Stairs – The Most Beautiful Lady’s Names in the World” e “Curators Car Crashed – The Most Beautiful Men’s Names in the World”. Ambas contém inscrições de nomes: uma obra inscrita com nomes femininos; a outra inscrita com nomes masculinos. A obra feminina é um “painel-escada”, produzido a partir de um conjunto de escadas metálicas que, aparafusadas entre si, produzem uma grande superfície. Esse painel é forrado a alumínio, que veda os espaços entre os degraus. É nessas zonas que são inscritos em baixo relevo os nomes femininos: Farrah Fawcet, Ira Fustenberg, Berinthia Berenson, etc. Trata-se de um “painel-escada” por onde não se consegue subir e que serve de superfície de inscrição de nomes. A obra masculina é um automóvel acidentado, muito danificado, onde estão inscritos na superfície cicatrizada, os nomes masculinos: Ferdinand Porsche, Yves Saint Laurent, Howard Hughes, etc. São esses nomes as testemunhas do acidente.


Direção artística: Miguel Dias, Mário Micaelo, Dario Oliveira, Nuno Rodrigues
Coordenação da exposição: Mário Micaelo
Produção: Davide Freitas
Montagem: Davide Freitas, Roman Kudelya, António Cavaleiro
Produção e apoios institucionais: Raquel Moreira
Apoios: Jussara Oliveira
Comunicação: Daniel Ribas
Imprensa: Hugo Ramos, Raquel Moreira
Design gráfico: João Faria, drop.pt
Spot vídeo: Pedro Maia
Agradecimentos: Paulo Cunha e Silva, Nuno Cunha e Silva, Felicidade Ramos, Abel Duarte, Gil Ramos, Hugo Ramos, Ricardo Ramos

© 2017 Curtas Vila do Conde