1 de junho, domingo

FESTA DE ENCERRAMENTO

RUA ANIMADA / ANIMAR 9

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


ATIVIDADES PARA PAIS E FILHOS

filmes, jogos tradicionais e pequenas oficinas de cinema de animação para todas as idades
Centro de Memória
10h-13h / 14h-15h

gratuito (incrição na hora e no local)

SESSÃO DE ENCERRAMENTO /
PEREGRINAÇÃO – TEATRO DE FORMAS ANIMADAS

de: Fernão Mendes Pinto
encenação e interpretação: Marcelo Lafontana
coprodução: Lafontana – Formas Animadas, TNSJ
M/6 anos
Teatro Municipal de Vila do Conde
16h

preço: 3 euros (6-12 anos) / 5 euros (adultos)

O projeto Rua Animada, integrado na Animar 9, apresenta, no próximo dia 1 de junho, domingo, às 16 horas, no Teatro Municipal de Vila do Conde, o espetáculo «Peregrinação», baseado na obra homónima de Fernão Mendes Pinto.
Após a projeção de filmes realizados nos ateliês de cinema de animação e da reportagem sobre as atividades desenvolvidas desde 15 de Fevereiro, que envolveram um grande número de crianças e jovens do concelho de Vila do Conde e da região Norte, será apresentada a coprodução de Lafontana – Teatro de Formas Animadas e do Teatro Nacional de São João, com encenação e interpretação a cargo de Marcelo Lafontana.
Partindo das inúmeras curiosidades que Fernão Mendes Pinto relata na obra-prima da literatura nacional,“Peregrinação”, publicada em 1614, Marcelo Lafontana viaja pelo universo de histórias invulgares, apresentando-as a partir de um mundo miniaturizado que gira sobre si mesmo.
Através do cruzamento do teatro de marionetas com a expressividade do teatro de papel e com a linguagem cinematográfica, este pequeno mundo transforma-se num espaço de ilusão onde a narrativa ganha maior profundidade.
No centro do palco é colocada uma miniatura de estúdio de cinema. Cenários e personagens desenhados e recortados em cartão são manipulados perante várias câmaras de vídeo. As imagens são recolhidas por um sistema multimédia que, através de vários e sofisticados programas, processa o seu tratamento, montagem, mistura, sonorização e inserção de efeitos especiais, tudo em tempo real. O resultado final é projetado numa tela, janela tecnológica que se abre aos sortilégios de uma viagem que se faz viajando, com a imaginação à solta.
É esta a proposta para a festa de encerramento da Rua Animada, projeto anual dedicado ao cinema de animação e concebido para o público infantil e juvenil. O espetáculo a apresentar em Vila do Conde é uma excelente sugestão para uma atividade em família, coincidindo com a celebração do Dia Mundial da Criança. Os bilhetes já se encontram à venda no Teatro Municipal.
Ainda no dia 1 de junho, mas nos jardins do Centro de Memória de Vila do Conde, serão dinamizadas atividades para pais e filhos partilharem em conjunto: filmes, jogos tradicionais e pequenas oficinas de cinema de animação para todas as idades..Estas atividades são gratuitas e vão decorrer entre as 10h-13h e as 14h-15h.

© 2017 Curtas Vila do Conde