ANSWER ME

Anri Sala

DE, 2008, 4'51”, HD video proj., loop, sound

Cortesia do artista, Marian Goodman, Nova Iorque; Hauser & Wirth Zrich Londres; Johnen Galerie, Berlim; Galerie Rüdiger Schöttle, Munique; Galerie Chantal Crousel, Paris

Answer me foi filmado na cúpula geodésica de uma estação de vigilância abandonada, projetada por Buckminster Fuller, e usa a peculiar estrutura arquitetónica para investigar a influência do espaço na produção de som. O eco distintinto que a cúpula produz, desencadeado no filme por um homem a tocar percussões no espaço grande e vazio, abafa todo o diálogo da personagem feminina, com exceção das palavras que dão ao filme o seu título.

Anri Sala nasceu em Tirana, Albânia, 1974. Formou-se em Realização no Le Fresnoy, Studio National des Arts Contemporains, Tourcoing, França (1998-2000), em Vídeo, na Ecole Nationale Supérieure des Arts Décoratifs, Paris (1996-1998), e em Pintura, na National Academy of Arts de Tirana, Albânia (1992-1996). Vive e trabalha em Berlim. Anri Sala tem participado em inúmeras exposições um pouco por todo o mundo, coletivamente desde 1994 e individualmente desde 2000, e recebeu diversos prémios, entre os quais se destaca o Prémio Jovem Artista da Bienal de Veneza em 2001.

© 2017 Curtas Vila do Conde