8 Jul, 21:45

Teatro Municipal, Sala Dois
Sessão de cinema Ben Russell/Ben Rivers
YES, WE ARE MAGICIANS

LET US PERSEVERE IN WHAT WE HAVE RESOLVED BEFORE WE FORGET
Ben Russell · França/EUA · 2013 · DOC/EXP · 20’

“Somos felizes. (Silêncio.) Que fazer, agora que somos felizes?” - Samuel Beckett, Waiting for Godot “John Frum profetizou a ocorrência de um cataclismo durante o qual Tanna se tornaria plana, as montanhas vulcânicas ruiriam cobrindo os leitos dos rios e dando origem a planícies férteis, e Tanna juntar-se-ia às ilhas vizinhas de Eromanga e Aneityum formando uma nova ilha. Depois, John Frum revelar-se-ia, trazendo um reinado de felicidade, os nativos recuperariam a juventude e deixaria de haver doença; já não haveria necessidade de cuidar dos jardins, árvores e porcos. Os Brancos partiriam; John Frum abriria escolas que substituiriam as escolas missionárias, e pagaria aos chefes e professores.” - Peter Worsley, The Trumpet Shall Sound: a study of cargo cults in Melanesia

SACK BARROW
Ben Rivers · Reino Unido · 2011 · EXP · 21’

“Sack Barrow” examina uma pequena fábrica familiar nos arredores de Londres. Foi inaugurada em 1931 de forma a dar trabalho a indivíduos amputados e a ex-soldados incapacitados, até à sua falência este ano. O filme observa o ambiente e as rotinas quotidianas do último mês de seis trabalhadores. Anos de processos químicos e minerais microscópicos transformam o espaço num outro mundo. Mais lá para o fim, um excerto de “The Green Child”, de Herbert Read, descreve a descida a um mundo subterrâneo aquático.

ATLANTIS
Ben Russell · Malta/EUA · 2014 · EXP · 24’

“Nós, Utopianos, somos felizes / Assim será para sempre”. Vagamente inspirado na invocação que Platão faz do continente perdido da Atlântida em 360 A.C. e na sua ressurreição através de um romance “pulp” da década de 1970, Ben Russell apresenta um retrato documental de Utopia - esse paraíso relativo, uma ilha chamada Lado Nenhum que nunca/ sempre existiu sob os nossos pés. Inclui música popular e rituais pagãos, templo refletido e Templários, o corpo solitário do Homem que desaparece no mar bruxuleante. Mesmo com as nossas bocas cheias de água do mar, perseveramos - felizes e contentes.

THE CREATION AS WE SAW IT
Ben Rivers · Reino Unido · 2012 · EXP · 14’

11 Jul, 15:00

Teatro Municipal, Sala Dois
Debate e Filmes
BEN ON BEN


Apresentação com Ben Rivers e Ben Russell, que debaterão a sua obra, no contexto da exposição que o festival apresenta na Solar – Galeria de Arte Cinemática.

© 2017 Curtas Vila do Conde