Abertura da Exposição Animar 12

18.02.2017

Sábado às 15h na Solar – Galeria de Arte Cinemática


Criado pela equipa que organiza o Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, o projeto educativo Animar desenvolve anualmente diversas atividades em torno do cinema de animação dirigidas às famílias mas, sobretudo, à comunidade escolar da região Norte. Até junho, estão planeados ateliês de animação orientados por formadores convidados, ateliês de iniciação de cinema na sala de aula, visitas guiadas à Solar – Galeria de Arte Cinemática, sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde e apresentações e mostras “Antes do Filme”.

À semelhança das edições anteriores, o centro destas atividades voltará a ser a exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática que, este ano, destaca os telediscos portugueses de animação, de Capicua e Pedro Geraldes a Samuel Úria, passando por Os Azeitonas e Quinta do Bill, e os seus autores, Alice Eça Guimarães, Pedro Serrazina, Bruno Caetano e Jorge Ribeiro.


Festa de Abertura Animar 12

21.01.2017

MÃO VERDE por Capicua e Pedro Geraldes

Sábado às 15h no Teatro Municipal de Vila do Conde


A ANIMAR regressa em 2017 com a sua 12ª edição plena de animação e... muita MÚSICA! Os telediscos portugueses de animação serão as estrelas da ANIMAR 12, da Capicua ao Samuel Úria passando pelos Os Azeitonas e os Quinta do Bill. E, para começar em grande, nada melhor do que o espetáculo MÃO VERDE, de Capicua e Pedro Geraldes. É a sessão de abertura da ANIMAR cheia de música, poemas e lengalengas sobre a natureza, a ecologia, os alimentos e uma vida saudável. Mesmo que não tenhas “mão verde”, não faltes!

Preços:
Crianças e jovens até aos 12: 4 euros
Adultos: 6 euros
Pack Família: 16 euros (4 pessoas - máximo de 2 adultos)

Teatro de Papel - Cindy

Teatro de Papel - Cindy

Sessão de Encerramento Animar 12

Domingo às 14h30 no Teatro Municipal de Vila do Conde

O Teatro Municipal de Vila do Conde recebe, a 11 de junho, a sessão de encerramento da Animar 12 com o espetáculo de Teatro de Papel - Cindy para toda a família, numa sessão que vai também apresentar um balanço do projeto educativo e as curtas-metragens produzidas nas escolas durante os ateliês de cinema de animação.
Em simultâneo, estará em exposição uma mostra dos trabalhos originais realizados nas escolas durante as oficinas Animar e uma mostra de teatros de papel.
Para além disso, está prevista a realização de um workshop de teatro de papel.

TEATRO DE PAPEL- CINDY

A apresentação da peça Teatro de Papel – Cindy enquadra-se no âmbito da Animar não só pelo trabalho com marionetas, mas também por dois motivos muito fortes. Por um lado, o Teatro de Formas Animadas de Marcelo Lafontana é uma das entidades parceiras da Curtas Metragens CRL na programação da Solar Galeria de Arte Cinemática e, por isso mesmo, da Animar; por outro, na equipa técnica da peça constam dois artistas que deram os seus primeiros passos em animação, enquanto alunos participantes em ateliês da Animar, os responsáveis pelo trabalho de ilustração Bárbara Carmo e Carlos Arteiro.

Esta peça narra de uma forma diferente e bem-humorada as aventuras e desventuras da menina Cindy, também conhecida como Gata Borralheira. A jovem heroína, desprezada pelos pais e humilhada pelas irmãs adotivas, tem um único sonho: ser princesa por uma noite, custe o que custar! Nesta abordagem da companhia teatral vila-condense, Cindy representa uma alegoria em torno da sociedade de consumo, da superfluidade das relações humanas, da posição da mulher, do desespero pelo reconhecimento público e a consequente fama instantânea, embora efémera. No âmbito do encerramento da Animar, será apresentada uma versão especial do espetáculo, conjugando o teatro com a projeção de vídeo.

Apresentação Animar nas Escolas

Apresentação Animar nas Escolas

Atividades

Apresentações ANIMAR na Escola


01.09.2016 a 31.07.2017
De 2ª a 6ª - horário a definir mediante reserva.

Apresentação do projeto educativo ANIMAR à comunidade escolar, exibindo algumas das curtas metragens realizadas no âmbito de ateliês de animação desenvolvidos nas escolas do concelho de Vila do Conde sob orientação de realizadores de cinema de animação.

Visita Guiada Animar 12

Visita Guiada Animar 12

Visita Guiada Animar 12

Visita Guiada Animar 12

Visitas Guiadas

2a a 6ª - horário a definir mediante reserva
Duração: entre 60 a 90 minutos

As visitas guiadas pretendem contextualizar as obras exibidas, motivar o observador a fazer associações e identificações na perspectiva de acolher diferentes modos de expressão e comunicação, possibilitando a criação de leituras multidisciplinares a partir do cruzamento entre o cinema e as outras artes.

Visita Guiada /Exercício de Imagem em Movimento

Duração: entre 90 a 120 minutos

As visitas guiadas acompanhadas de exercícios de imagem em movimento, além de contextualização das obras exibidas tem uma componente prática, que procura estimular o diálogo entre a obra de arte e o observador, através da realização de exercícios de pixilação.

Sessão de cinema- Teatro

Sessão de cinema- Teatro

Sessão de Cinema nas Escolas

Sessão de Cinema nas Escolas

Sessões de Cinema

01.09.2016 a 31.06.2017

A par da exibição de obras na Solar e da organização de visitas guiadas, este projeto integra um programa de cinema para alunos de diferentes faixas etárias, normalmente realizado em cooperação com entidades nacionais e estrangeiras com experiência no campo da educação pela imagem em movimento.

no Teatro Municipal de Vila do Conde
3ª a 6ª - horário a definir mediante reserva.
Duração: 60 minutos

nas Escolas
2ª a 6ª - horário a definir mediante reserva.
Duração:60 minutos

Oficina de Brinquedo Óptico

Oficina de Brinquedo Óptico

Oficina de Brinquedo Óptico

Oficina de Brinquedo Óptico

Oficina de Brinquedo Óptico

Oficina de Brinquedo Óptico

Oficinas nas Escolas: Brinquedos Óticos

01.09.2016 a 31.06.2017
Duração: 90 minutos
2a a 6ª - horário a definir mediante reserva

- Ensino Pré Escolar e Ensino Básico (1º Ciclo)

Introdução ao cinema de animação através da construção de diferentes dispositivos ópticos, como o Taumatrópio, o Folioscópio, o Caleidoscópio e Anamorfismo.

Objetivos: ilustrar os princípios da ilusão do movimento animado; desenvolver a imaginação, criatividade e o sentido estético; exploração plástica do desenho; e ampliar a cultura visual através da experiência da imagem em movimento e da sua relação com o vídeo e o cinema.

- Ensino Básico (2º e 3º Ciclo) e Ensino Secundário

Construção de dispositivos óticos como o Holograma e o Anamorfismo e introdução aos princípios do movimento animado através da construção dos diferentes de dispositivos como o Zootrope, o Flipbook e o Fenacistiscópio.

Objetivos: a percepção da imagem e a ilusão de movimento, exploração plástica do desenho, desenvolver a imaginação e ampliar a cultura visual através de experiências óticas e de imagens em movimento; conceber organizações espaciais dominando as regras elementares da composição.

Oficina de Stop Motion

Oficina de Stop Motion

Oficinas nas Escolas: Iniciação ao Cinema de Animação

Duração: 90 minutos
2a a 6ª horário a definir mediante a reserva

Pixilação
Ensino Pré-Escolar, Básico e Secundário

A oficina de Pixilação permite aos participantes a descoberta desta técnica de cinema de animação, aprendendo a animar objetos e o próprio corpo em movimentos e situações irreais.

Objetivos: Introdução ao cinema de animação através da técnica de Pixilação; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginação e da criatividade, reconhecer a riqueza expressiva, plástica e narrativa do cinema de animação; ler, interpretar e construir narrativas visuais.

Stop Motion
Ensino Básico e Ensino Secundário

Introdução ao cinema de animação através da técnica em stopmotion, com recurso a marionetas, recortes, desenhos, bonecos, plasticina, ou outros objetos.

Objectivos: introdução ao cinema de animação através da técnica de stop-motion; criação e interpretação de situações, desenvolvimento da imaginação e da criatividade, ensaiar formas de expressividade, integrando e relacionando técnicas, materiais e meios de expressão para criar, recriar e reinventar.

© 2017 Curtas Vila do Conde