Mão Verde - Erva-de-cheiro

Mão Verde - Erva-de-cheiro

Mão Verde- A Cor da Rosa

Mão Verde- A Cor da Rosa

Samuel Úria - É Preciso que Eu Diminua

Samuel Úria - É Preciso que Eu Diminua

Quinta do Bill- Faz bem falar de Amor

Quinta do Bill- Faz bem falar de Amor

Os Azeitonas- Cinegirasol

Os Azeitonas- Cinegirasol

Estilhaços - José Miguel Ribeiro

Estilhaços - José Miguel Ribeiro

ANIMAR 12: A MÚSICA

A ANIMAR 12 propõe uma renovação da sua abordagem ao cinema de animação, partindo da música, como tema central, para desenvolver três tipologias de ação simultaneamente inter-relacionadas e complementares. Primeiro, a exposição de originais de filmes portugueses recentes, com particular ênfase na diversidade plástica da sua construção e numa característica comum: a relação com a música, ora enquanto videoclipe, ora utilizando-a como recurso criativo.

Depois, as sessões de cinema adaptadas a diferentes grupos etários explorando a multiplicidade de estéticas inerentes ao cinema de animação. Por fim, a formação, de iniciação e de desenvolvimento, cujo enfoque são a expressão e os dispositivos óticos associados à imagem em movimento, por um lado, e a articulação entre diferentes disciplinas artísticas para a construção do discurso fílmico, por outro.

A exposição ANIMAR 12 parte dos materiais, adereços, personagens, cenários e dos mais diversos elementos que integram o processo de produção de filmes de animação, na maioria dos casos videoclipes, como:

ERVA-DE-CHEIRO, de Alice Guimarães para música de Capicua e Pedro Geraldes;
QUENTE E FRIO, de Alice Guimarães para música de Capicua e Pedro Geraldes;
A COR DA ROSA, de Alice Guimarães para música de Capicua e Pedro Geraldes;
É PRECISO QUE EU DIMINUA, de Pedro Serrazina para música Samuel Úria;
CINEGIRASSOL , de Bruno Caetano e Rui Telmo Romão para música de Os Azeitonas;
FAZ BEM FALAR DE AMOR, de Jorge Ribeiro para música de Quinta do Bill. <

A única exceção - mas que não poderia, pela sua qualidade, deixar de ser incluído - o filme de José Miguel Ribeiro, ESTILHAÇOS.

Os ateliês serão orientados por Jorge Ribeiro, Bruno Caetano e Telmo Romão, Pedro Serrazina e Luís Grifu que, numa lógica de aproximação dos alunos ao próprio processo criativo, realizarão um conjunto de filmes com recurso, sempre que possível, ao corpo humano como principal elemento animado e à música, apelando, também, a um sentido experimental, do pré-cinema às tecnologias digitais mais inovadoras, da investigação em torno da projeção da imagem em movimento.

As festas de abertura e encerramento são momentos nobres dirigidos a um público mais vasto e diversificado e, sobretudo, às famílias. .

O concerto do projeto Mão Verde, de Capicua e Pedro Geraldes, para o qual Alice Eça Guimarães realizou três videoclips em animação, adequou-se perfeitamente ao lançamento do novo tema da ANIMAR 12.

O encerramento, no primeiro domingo subsequente ao Dia Mundial da Criança, integra a exibição dos resultados dos ateliês e oficinas e de um espetáculo multidisciplinar e performativo.

Mário Micaelo

© 2017 Curtas Vila do Conde