Instalação a partir de

Instalação a partir de "Cinegirasol"

Instalação a partir de

Instalação a partir de "Cinegirasol"

Cinegirasol

Bruno Caetano e Rui Telmo Romão, 2016
Videoclipe para Os Azeitonas, ANI, Cor, 5’22
Argumento de Nuno Markl

“Cinegirasol” é inspirado na história verídica de António Feliciano, o último dos projecionistas de cinema itinerante da Europa, que percorria as terras alentejanas para projetar filmes nas praças centrais das vilas e cidades. Os Azeitonas lançaram o desafio a Nuno Markl para elaborar o argumento, que reflete a influência do cinema na vida do próprio guionista. A história, realizada em stop motion, recorda alguns clássicos e personagens do grande ecrã, desde Chuck Norris a Indiana Jones, passando pelo “King Kong”, o “Parque Jurássico” e “Vertigo”, de Hitchcock.

"É uma era de multiplexes, streaming, DVD e Blu-ray. Viajando de terra em terra, António Feliciano, o homem do Cinegirasol, tenta manter viva a magia do cinema ambulante, projetando épicas aventuras e arrebatadores romances num lençol esticado nas praças centrais das vilas. Na plateia, um jovem tímido tenta ganhar coragem para, qual galã de Hollywood, declarar-se à mais bela da freguesia. Mas como chegar primeiro que o seu garboso rival a um final feliz?..."

Bruno Caetano

Bruno Caetano

Bruno Caetano

Animador e construtor autodidata, especializou-se em animação de volumes no CIEAM - Centro de Investigação e Estudos e Multimédia da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Trabalha como animador, produtor e realizador no Easylab, o departamento de animação da produtora Take it Easy, e é membro fundador dos Col.A- Colectivo de Animação.

Rui Telmo Romão

Rui Telmo Romão

Rui Telmo Romão

Em 2006, estudou Design de Comunicação e completou um mestrado em Cinematografia na Escola Superior de Cinema Audiovisual da Catalunha, Barcelona, em 2008. Trabalhou em curtas e longas-metragens, documentários, comerciais de televisão e projetos artísticos experimentais. Em 2016, com Bruno Caetano, corealiza “Cinegirasol”. É membro fundador dos Col.A - Colectivo de Animação.

Os Azeitonas

Os Azeitonas

Os Azeitonas

Os Azeitonas são uma banda portuguesa, de rock alternativo, formada em 2002, no Porto. O grupo, que conta com cinco álbuns de estúdio e um DVD, é conhecido por singles bem sucedidos como “Quem és tu miúda”, “ Anda comigo ver os aviões” e “Ray-Dee-Oh”. Em 2012, foram nomeados para o Best Portuguese Act dos MTV Europe Music Awards. Lançam, em 2016, o single “Cinegirasol”.

© 2017 Curtas Vila do Conde