10 Fevereiro – 19 Maio 2018

Exposições, cinema, ateliês e muita animação para todos! Solar Galeria de Arte Cinemática, Teatro Municipal e Escolas


Animação do real


À 13ª edição, a ANIMAR propõe um cruzamento entre os universos do real e do imaginado, e, como tem vindo a ser habitual, desenvolve-se em três ações-chave que, em 2018, vão decorrer entre fevereiro e maio: exposição coletiva, programação complementar com sessões de cinema e, por fim mas não por último, a oferta formativa, que inclui workshops e ateliês destinados, sobretudo à comunidade escolar.

A ANIMAR 13 convida, assim, o espectador a uma viagem pelos mundos de "Água Mole", de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, "Pronto, Era Assim", de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, "Surpresa", de Paulo Patrício e "A Praia", de Pedro Neves, que saltam da tela para as paredes da Solar Galeria de Arte Cinemática, destacando a contaminação entre o cinema de animação e o documentário no panorama nacional.

Na exposição pretende-se, sobretudo, dar a ver o processo de criação destes filmes através da exposição de objetos, imagens e histórias que inspiraram os realizadores, sem nunca exibir os filmes na íntegra. A proposta de curadoria passa pela expansão dos filmes do seu território tradicional, transpondo as atmosferas estéticas e narrativas para um espaço interativo, em forma de instalação. Baseadas no imaginário destas obras, Marta Monteiro apresenta um mural de ilustrações na sala de atividades educativas.

Os ateliês de iniciação ao cinema decorrem sob a orientação dos realizadores Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, Paulo Patrício e Pedro Neves, numa lógica de aproximação ao processo de criação, tanto no cinema de animação como no documentário e incluem a realização de filmes em grupo. De pendor interdisciplinar, tal qual a exposição, a oferta formativa é ainda complementada com workshops de iniciação à banda desenhada, sob a orientação de Joana Estrela, e de técnicas de impressão, com a Oficina Arara.

© 2018 Curtas Vila do Conde