Concurso de Ilustração ANIMAR 13

ENQUADRAMENTO
Promovido pela Solar – Galeria de Arte, estrutura da associação Curtas Metragens CRL, este Concurso de Ilustração dirige-se a todos os alunos do ensino secundário e superior de instituições portuguesas na área das artes visuais.

Insere-se no âmbito do projeto educativo Animar 13 e da exposição homónima, patente na Solar – Galeria de Arte Cinemática.

As propostas deverão ser submetidas para o e-mail animar@curtas.pt (suporte digital) ou para a morada Praça José Régio, nº 110 -1, 4480-718 Vila do Conde (suporte físico), com identificação do autor e da obra. A data limite é 11 de maio de 2018.

OBJETIVO
O concurso pretende incentivar a criação artística da camada estudantil, promovendo ainda um cruzamento interdisciplinar entre o cinema e as artes visuais.

PARTICIPANTES
Poderão participar todos aqueles que estejam inscritos numa instituição portuguesa de ensino secundário ou superior e que tenham entre 16 e 25 anos, à data de submissão de proposta. Cada participante só poderá submeter uma ilustração.

TEMA
A ANIMAR 13 convida o espectador a uma viagem pelos mundos de "Água Mole", de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves, "Pronto, Era Assim", de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues, "Surpresa", de Paulo Patrício e "Mar Bravo", de Pedro Neves, que saltam da tela para as paredes da Solar Galeria de Arte Cinemática, destacando a contaminação entre o cinema de animação e o documentário no panorama nacional.

Inspirados pelos filmes supra-mencionados e pelas obras derivadas em exposição, os participantes deverão apresentar uma ilustração inédita com técnica e materiais à escolha. O ficheiro da ilustração deverá ter formato A2, 2 a 3 cores, jpeg ou tiff e não deverá exceder 2MB.

JÚRI
O júri será composto pelos elementos da Solar – Galeria de Arte:

— Nuno Rodrigues, diretor do Curtas Vila do Conde
— Pedro Dourado, assistente de curadoria e produtor da Solar – Galeria de Arte
— Raquel Moreira, responsável pelo Serviço Educativo do Curtas Metragens CRL

VENCEDORES E PRÉMIOS
Serão premiadas três das ilustrações a concurso com as seguintes recompensas:

1º Prémio — Passe geral Curtas Vila do Conde 2018 + Livro "Curtas Vila do Conde: 25 Anos, 25 Histórias" + Livro "Laboratório Cinemático - Solar 10 anos"

2º Prémio — Passe geral Curtas Vila do Conde 2018 + Livro "Curtas Vila do Conde: 25 Anos, 25 Histórias"

3º Prémio — Passe geral Curtas Vila do Conde 2018


EXPOSIÇÃO E ENTREGA DE PRÉMIOS
A exposição dos trabalhos selecionados estará patente, de 21 de maio a 15 de junho, na Solar — Galeria de Arte Cinemática. As ilustrações serão emolduradas pela organização e exibidas juntamente com o nome do artista e o título do trabalho.

A Sessão de Entrega de Prémios decorrerá no dia 20 de maio, às 16h, na Festa de Encerramento da Animar 13, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

REPRODUÇÃO
Os autores autorizam a organização a reproduzir as suas ilustrações, sem qualquer restrição ou pagamento, no catálogo e website, cartazes e postais, convites e folhetos, artigos de imprensa e televisão. Uma das ilustrações poderá vir a ser usada como imagem da próxima edição do concurso. Outros usos das imagens deverão ser negociados com os autores.

© 2018 Curtas Vila do Conde