Um Homem; Oito Câmaras

Um Homem; Oito Câmaras

Kuap

Kuap

Ilha

Ilha

Luzes que Passam

Luzes que Passam

O Pássaro ea Baleia

O Pássaro ea Baleia

Lua Azul

Lua Azul

Sessões de Cinema

Teatro Municipal, Creches, Jardins de Infância e Escolas

M3 (Pré-Escolar)

Duração 43’
(Programa “Amiguinhos”, em colaboração com a Zero em Comportamento)

UM HOMEM; OITO CÂMARAS
(One Man, Eight Camaras)
Naren Wilks, Reino Unido, 2015, EXP, 2’
Um homem numa sala circular explora um fenómeno curioso: 8 versões de si mesmo criam temporariamente um mundo simetricamente rotacional e caleidoscópico.

KUAP
Nils Hedinger, Suíça, 2018, ANI, 7’
Um girino acaba por perder a oportunidade de se tornar num sapo e é deixado para trás. Mas há muito a descobrir na lagoa e a primavera certamente voltará no próximo ano.

ILHA
(Island)
Max Mörtl & Robert Löbel, Alemanha, 2017, ANI, 2’
Numa viagem exótica a uma ilha peculiar, escutamos os sons próprios deste mundo fantástico, que ganha vida à medida que as criaturas que nela habitam saem dos seus esconderijos.

ABRAÇO DO VENTO
José Miguel Ribeiro, Portugal, 2004, ANI, 3’
Num Mundo onde o ferro e a terra se fundem criando cidades inesperadas, o vento sopra a vida por entre as folhas num abraço duradouro, numa ilustração de um ciclo eterno do renascer.

LUZES QUE PASSAM
(Running Lights)
Gediminas Siaulys, Lituânia , 2017, ANI, 11’
A infeliz morte de uma lebre selvagem transforma-se numa experiência notável para as crianças que a encontram. A vida da lebre termina através da união com a natureza, mas renasce nas plantas e animais ao seu redor.

CARACOL, O PINTOR
(Snail, The Painter)
Manuela Vladić Maštruko, Croácia, 2018, ANI, 7’
É uma visão curiosa e impressionante: os caracóis rastejam pelas manchas de tinta e deixam para trás trilhos coloridos que se sobrepõem e misturam, criando novas cores.

O PÁSSARO E A BALEIA
(The Bird And The Whale)
Carol Freeman, Irlanda, 2018, ANI, 7’
Depois de se afastar muito da família para explorar um naufrágio, uma jovem baleia acaba por descobrir que o seu único sobrevivente é um pássaro enjaulado. Perdidos no mar, juntos esforçam-se para sobreviver.

LUA AZUL
(Blauwe Maan)
Marsha Onderstijn, Holanda, 2014, ANI, 2’
A noite parece ser um momento triste para a lua, porque todos vão dormir, deixando-a sozinha. Porém há esperança, quando o sol e os animais criam um plano para iluminar a vida da lua.

TEKKOL
Jorn Leeuwerink, Holanda, 2016, ANI, 2’
Um cão tenta o seu melhor para ajudar uma galinha e os seus pintainhos a atravessar o rio. Só que também deixa todo o tipo de animais passarem por cima de si.

M6 (1.º Ciclo do Ensino Básico)

Duração 51’41’’

Circo
André Ruivo, Portugal, 2017, ANI, 8′
Com um tom irónico e non sense e recorrendo a curtos gags humorísticos este filme procura evidenciar clichés e o lado mais insólito da ideia de circo.

3x3
Nuno Rocha, Portugal, 2009, FIC, 6’
Um vigilante de um complexo desportivo passa o tempo a atirar bolas ao cesto de basquetebol. O tamanho do seu ego revela-se quando mostra os seus dotes a um empregado de limpeza que, como ele, passa ali as noites.

O Campo à Beira Mar
André Ruivo, Portugal, 2015, ANI, 8’
Quando chega o verão as praias junto ao mundo rural são tomadas por estranhos invasores.

Surpresa
Paulo Patrício, Portugal, 2017, ANI/DOC, 8′40″
Animação documental baseada numa conversa real entre uma mãe e a filha de 3 anos que recupera de um cancro. A conversa passa entre sombras e luz, seguindo o fio inquieto dos afetos, da doença, do amor, da vida.

Menú
Joana Toste, Portugal, 2005, ANI, 3′21″
Um retrato dos horríveis, terríveis, tenebrosos e insuportáveis pequenos dramas do dia-a-dia.

Gambozinos
João Nicolau, Portugal/França, 2013, FIC, 20′
Um rapaz de dez anos debate-se com as agruras da vida numa colónia de férias. Não é fácil ser ignorado pela menina dos seus olhos e ver a camarata vandalizada por rufias quase adolescentes. Felizmente, na floresta, os gambozinos teimam em não aparecer.

M10 (2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico)

Duração: 62’

Thursday Night
Gonçalo Almeida, Portugal, 2013, FIC, 7′36″
Durante a noite, um estranho presta uma visita a Bimbo, para lhe entregar uma mensagem importante.

Rampa
Margarida Lucas, Portugal, 2015, FIC, 16′08″
“Rampa” conta-nos a história de Matilde, uma adolescente de 14 anos que a meio das férias do verão é despejada de casa, um resultado do divórcio conflituoso dos seus pais. Matilde e a família vão viver para um bairro social. Em setembro, de regresso às aulas no colégio, na tentativa de ser aceite Matilde esconde os acontecimentos familiares.

Lugar em Parte Nenhuma
Bárbara de Oliveira, João Rodrigues, Portugal, 2016, ANI/DOC, 6′21″
Até que um dia... quando foi disparado o primeiro tiro, tivemos que abandonar as nossas residências.” – Ema em 1975 estava à espera da chegada do seu primeiro filho, em Angola. No entanto a sua espera tranquila foi abruptamente interrompida por uma força que a retirou do seu conforto e mudou a sua vida para sempre.

Entrecampos
João Rosas, Portugal, 2012, FIC, 32′
Mariana tem 11 anos e acabou de se mudar de Serpa para Lisboa com o pai. Os primeiros dias na cidade são passados a arrumar a casa e a conhecer o novo bairro, Entrecampos. Após o primeiro dia de aulas, Mariana perde-se a voltar para casa da escola e tem de telefonar ao pai a pedir ajuda. No dia seguinte, trava amizade com um rapaz da sua turma, Nicolau, e o irmão deste, Simão, mais velho. Os dois irmãos convidam Mariana para lanchar e ajudam-na a chegar a casa.

M14 (Ensino Secundário e Superior)

Duração: 52’
A Noite
Regina Pessoa, Portugal, 1999, ANI, 6′35″
É a história de uma criança e da sua mãe, duas vidas solitárias que não comunicam entre si. Essa solidão por vezes atinge a dimensão da noite. Escura é a noite. Escura é a mãe. E escuro se torna todo o universo quando se está só e desamparado.

História Trágica Com Final Feliz
Regina Pessoa, Canadá, Portugal/França, 2005, ANI, 7′46″
Há pessoas que, contra a sua vontade, são diferentes. Tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da sua vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo assim um lugar junto dos outros... no coração.

Kali, O Pequeno Vampiro
Regina Pessoa, Canadá/Portugal/França/Suíça, 2012, ANI, 9′20″
Esta é a história de um rapaz diferente dos outros, que sonha em encontrar o seu lugar ao sol. Tal como a lua passa por diferentes fases, também o Kali tem de enfrentar os seus medos e demónios interiores para, no final, encontrar a passagem para a luz. Um dia ele vai desaparecer... ou talvez seja apenas mais uma fase de mudança.

Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias
Regina Pessoa, 2019, Portugal/Canadá/França, 2012, ANI/DOC, 13′
A partir das memórias afetivas e visuais da minha infância, este filme pretende ser uma homenagem ao meu tio Tomás, um homem humilde e um pouco excêntrico que teve uma vida simples e anónima. Com este filme eu gostaria de testemunhar como não é preciso ser-se alguém. para se ser excecional na nossa vida.

PurpleBoy
Alexandre Siqueira, Portugal/França/Bélgica, 2019, ANI, 13’55’’
Oscar é uma criança que germe na horta dos seus pais. Ninguém sabe o seu sexo biológico, mas ele reivindica o género masculino. Um dia, Óscar vive uma extraordinária mas dolorosa aventura num mundo autoritário e opressivo. Conseguirá ele ter o reconhecimento de identidade que tanto deseja?

© 2020 Curtas Vila do Conde