Com formação em pintura, Sandra Gibson levou a exploração da forma e da cor ao meio mecânico do cinema. Gibson trata a pelÃcula como matéria, pintando, usando stencils e riscando directamente na superfÃcie plástica e sensÃvel. Depois de serem meticulosamente trabalhados, os frames individuais passam a ser pinturas em miniatura ou colagens. As intrincadas composições, no entanto, existem para ser transformadas pelo projector de cinema em estimulantes animações de cores luminosas. Os processos manuais de Gibson enfatizam a materialidade do meio, explorando as propriedades do celulóide que são fundamentalemente distintas das técnicas de gravação electrónicas do vÃdeo. Enquanto que os seus filmes mais antigos eram retrabalhados na fase de montagem e de impressão óptica, processos que permitiam a reordenação, a multiplicação e a repetição de frames, os trabalhos mais recentes são produzidos sem manipulação mecânica, tratando efectivamente a pelÃcula como se fosse a tela de um pintor. Recentemente Gibson enveredou por mais outra direcção ao realizar uma série de filmes Super 8 de uma só bobine, frames da natureza enquadrados de perto que são montados na câmara. “Palm†(2003) mostra uma palmeira que se move suavemente contra um céu azul, as suas folhas delicadas tremendo com a brisa, abrindo-se e fechando-se como os dedos de uma mão. “Bellagio Roll†(2003), filmado nos jardins de Bellagio, Itália, mostra flores banhadas pelo sol que emergem em pequenos planos intermitentes. O tema é explorado ainda mais em “NYC Flower Film†(2003), que é composto por frames individuais de flores coloridas em New York. Graciosas composições de luz, movimento e cor, os pequenos filmes de Gibson combinam o retrato abstrato de um lugar e o seu ritmo particular com a descrição de momentos efémeros e fugazes que são universalmente reconhecÃveis.
Luis Recoder cria obras de cinema conceptual que exploram a relação entre o material filme, a projecção e o espaço do cinema. Recoder interessa-se pelas qualidades da luz que são especÃficas da experiência cinemática, celebrando a parte fÃsica que se perdeu com os meios digitais. “O fluxo de luz cónica de diferentes tipos permite-nos disfrutar do cinema como se fosse a primeira vez.†diz Recoder “Esta nao é a época da ‘redescoberta’ do cinema, somos antes as primeiras testemunhas da chegada do cinema à beira da morte.â€
Depois de trabalhar numa série de estudos perceptuais sobre luz e cor chamados “Available Light†(1999-), nos seus últimos trabalhos Recoder aborda as condições arquitectónicas do espaço cinema através da integração do vidro da cabine de projecção. Em “Glass: Backlight†(2001-02), finas linhas de luz passam para o ecrã em torno dos limites de um rectângulo negro que é instalado na cabine. Tal como uma luz intermitente que passa por uma fenda na parede, os raios emergem e desaparecem na completa escuridão ao som de uma banda sonora suavemente crepitante que evoca o quebrar das ondas. Centrando-se no projector e no raio de luz, Recoder desenvolve uma abordagem escultural à luz projectada que evoca a obra de Anthony McCall do inÃcio dos anos 70.
Sandra Gibson nasceu em Portland, EUA, em 1968. Vive e trabalha em Nova Iorque. Luis Recoder nasceu em São Francisco, EUA, 1971. Vive e trabalha em Nova Iorque. Os artistas desenvolvem desde 2002 instalaçoes e performances de cariz conceptual.
Sandra Gibson e Luis Recoder exibiram individualmente e conjuntamente no Whitney Museum of American Art (NY), P.S.1 MoMA (NY), The Kitchen (NY), Diapason Gallery (NY), Devin Borden Hiram Butler Gallery (Houston), Ballroom Marfa (Marfa), Robischon Gallery (Denver), ICA (Londres), Barbican Art Gallery (Londres), Peter Kilchmann Gallery (Zurique), Viennale (Viena), KW (Berlim), Hartware Medien Kunst Verein (Dortmund), TENT. (Rotterdam), Palais des Beaux-Arts (Bruxelas), La Casa Encendida (Madrid), Museu do Chiado (Portugal), RIXC (Letónia), Image Forum (Tóquio). As suas obras fazem parte das colecções permanentes do Whitney Museum of American Art (NY), Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia (Madrid), Museum of Contemporary Cinema Foundation (Paris), bem como de inúmeras colecções privadas. Gibson e Recoder vivem em Nova York.EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS2005Janalyn Hanson White Gallery, “Coming Attraction,†Cedar Rapids, IA2005Youkobo Art Space, “Gibson + Recoder,†Tokyo, Japão2006Filmmakers Galleries, “Light Spill,†Pittsburgo, PA
2006 Diapason Gallery, “Recent Film Installations,†NY2007Palais des Beaux-Arts, “Atmos,†Bruxelas, Bélgica
2007 Kunstraum Walcheturm, “Gibson + Recoder,†Zurique, Suiça2007University of Virginia Art Museum, “Light Works,†Charlottesville, VA2007Robischon Gallery, “Light Spill,†Denver, CO2008REDCAT, Los Angeles, CAEXPOSIÇÕES COLECTIVAS200029th International Film Festival Roterdão, Holanda2001Kala Art Institute, “Handmade Films,†Berkeley, CA2001The New York Kunsthalle, “The Walking Picture Palace,†NY2002Le Collectif Jeune Cinema, “The Presstapes,†Paris, França2002P.S.1. MoMA Contemporary Arts Center, “Animations,†NY2003Media City 9: Experimental Film & Video Festival, Windsor, Canadá
2003Museu do Chiado, “Intermittent,†Lisboa, Portugal2004La Casa Encendida, “ExperimentaClub 04,†Madrid, Espanha2004Hartware Medien Kunst Verein, “Expanded Cinema,†Dortmund, Alemanha2004Devin Borden Hiram Butler Gallery, “Open Screening,†Houston, TX2004Whitney Museum of American Art, “2004 Whitney Biennial,†NY2005 The Kitchen, “Transparent Processes,†NY2005Hallwalls Contemporary Arts, “Resolutions 05,†Buffalo, NY200521st Century Museum of Contemporary Art, “Image Forum,†Kanazawa, Japão2005Yokohama Museum of Art, “Image Forum,†Tóquio, Japão
2005 Galerie Peter Kilchmann, “Odiseado Tra Tempo,†Zurique, Suiça2006Craddock-Terry Gallery, Lynchburg, “Post-Conventional Generativity,†VA
2006 Institute for Contemporary Art, “London Film Festival,†Londres, Inglaterra
2006Dundee Contemporary Arts, “Kill Your Timid Notion,†Dundee, Escócia
2006RIXC, “Art + Communication: Waves,†Riga, Latvia2006Courtisane/Vooruit, “ACT,†Ghent, Bélgica2007York Quay Centre, “The Mechanics of the Medium,†Toronto, Canadá2007TENT., “Borderline Behavior,†Roterdão, Holanda2007Fundazione Morra, “Independent Film Show,†Naples, Itália
2007 “Film/Performance/Text/Film,†Marfa, TX2007 Ballroom Marfa,TX2008 Plus Gallery, “Hypnosis,†Denver, CO2008 “Untitledâ€, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde