A Perfect Day at Wannsee
A Perfect Day at Wannsee insere-se em várias temáticas abordadas anteriormente, nomeadamente os vários projectos que integram a série A Perfect Day e os trabalhos em torno da história de família e da memória do nazismo.
A 20 de Janeiro de 1942, um grupo de oficiais superiores reuniu-se numa das luxuosas residências perto do lago Wannsee. A razão para este encontro era o intuito de melhorar o aproveitamento dos recursos disponíveis e acelerar o desaparecimento de todos os judeus na Europa, A “solução final para a questão judaica” é assim parte fundamental da minuta da Conferência de Wannsee, que omite e substitui por eufemismos as palavras extermínio, aniquilação, assassínio ou liquidação. Nesta reunião foi igualmente decidida a criação do campo de concentração de Theresienstadt.
A Perfect Day at Wannsee é construído a partir de um plano e do seu contra-campo. A primeira parte, uma imagem distante e bucólica da praia do outro lado do lago, é rodada a partir do terraço da casa onde a conferência nazi teve lugar. A segunda parte do vídeo é filmada no lado oposto, na praia de Wannsee e é apenas nos últimos minutos do vídeo que temos uma visão integral da casa, enquanto escutamos uma voz em alemão através dos altifalantes anunciar o fim do dia aos banhistas.
Este trabalho foi concebido a partir de uma recordação de um jovem judeu americano: quando se encontrava em Berlim por alguns meses, foi convidado para um dia de banhos por uns amigos alemães. Quando lá chegaram percebeu que estes o tinham levado a um local, cujo nome conhecia há muito e que estava directamente ligado à morte dos seus antepassados.